Informação e produção do conhecimento em redes de pesquisa na governança da água
Palabras clave:
Produção do conhecimento. Prática informacional. Domínio do conhecimento. Conhecimento praxiológico. Análise de redes sociais. Governança da água.Resumen
A pesquisa que aqui se relata estudou o processo de produção do conhecimento e as práticas informacionais em grupos de pesquisa na área da Governança da água, por meio das configurações das redes dos pesquisadores, a partir da compreensão da Governança da água como domínio complexo, ao requerer a participação integrada de diversas disciplinas na reflexão das questões atinentes à gestão das águas, tanto quanto de múltiplos atores do próprio campo científico e da sociedade, em perspectiva inter e transdisciplinar. Os conceitos analíticos de campo científico (Pierre Bourdieu) e domínio do conhecimento (Birger Hjørland; Hanne Albrechtsen; Rick Szostak; Claudio Gnoli; María López-Huertas,) são empregados para analisar as disputas, as linguagens, as interações, as estratégias práticas e discursivas atuantes nesse campo/domínio. Os conceitos de rede social e de prática informacional são utilizados como categorias operacionais na análise empreendida no terreno empírico da pesquisa, composto por um recorte de grupos de pesquisa, pesquisadores e suas publicações. A metodologia é quali-quantitativa, emprega a análise de redes sociais (ars) com base na produção científica informada nos curricula-vitae dos pesquisadores registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), empregando-se recursos da ferramenta Script Lattes, e da aplicação de uma entrevista semi-estruturada aos líderes dos grupos. Os resultados demonstram que os processos de produção, mediação e apropriação de conhecimentos no campo/domínio da Governança da água devem extrapolar as fronteiras disciplinares da ciência, dialogando com múltiplos atores do próprio campo científico e da sociedade como alternativa na abordagem crítica de fenômenos complexos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores/as que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo registrado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir el trabajo con el reconocimiento obligatorio de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.
b) Los autores/as están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), siempre que exista el reconocimiento de la autoría y de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores/as tienen permiso y son incentivados/as a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) solo después de la publicación oficial del artículo por parte de la revista, preservando así el anonimato de la revisión doble ciego. Este intercambio posterior tiene el potencial de aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.

