Percurso metodológico para construção de Ontologias Jurídicas

Autores

Resumo

Propõe e discute um percurso metodológico para construção de ontologias do domínio jurídico, tendo como foco o Processo Judicial Eletrônico e adotando técnicas de mineração de textos, mais especificamente de aprendizado de ontologia, além de reuso de ontologias e linguagens documentárias já existentes para o domínio. O método da pesquisa consistiu das seguintes etapas: descrição do domínio jurídico bem como o processo judicial eletrônico, a identificação e descrição de ontologias com o propósito de compreender sua arquitetura, a revisão de trabalhos aplicados de ontologias jurídicas e, por fim, a análise da aplicação de técnicas de mineração de texto. O percurso metodológico se apoiou nas camadas para construção de ontologias a partir de textos, as quais procuram definir: termos, sinônimos, conceitos, hierarquização de conceitos, relações e regras. Como resultado, o percurso metodológico se mostra exequível e coerente para construção ontologias do domínio jurídico e em particular para representação do conhecimento em torno do Processo Judicial Eletrônico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Mozart Santana Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento , na linha de pesquisa Organização do Conhecimento e as Tecnologias de Informação.

Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, estando vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Fábio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação, atuando nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Nascimento, F. M. S., Corrêa, R. F., & Pinho, F. A. (2019). Percurso metodológico para construção de Ontologias Jurídicas. Informação &Amp; Sociedade, 29(4), 135–154. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47430

Edição

Seção

Artigos de Revisão