Iinterdisciplinarity in Data Science over Big Data: findings for mining industry

Autores

  • Vitor Afonso Pinto Universidade Fumec
  • Ana Maria Pereira Cardoso Universidade Fumec
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Fumec
  • Fernando Silva Parreiras Universidade Fumec

Resumo

Data Science and Big Data are leveraged by businesses in many ways to improve operational and strategic capabilities, and ultimately, to positively impact corporate financial performance. However, there are challenges related to Big Data, such as modelling, new paradigms and novel architectures that require original approaches to address data complexities. In the specific case of iron ore mining industry, there is a considerable pressure at present to reduce costs due to the recent major fall in iron ore prices. This study discusses if an interdisciplinary approach could help mining industries to extract the most of data science initiatives over big data. In this study we applied a narrative literature review method to briefly present a chronological review of disciplines and interdisciplinarity as well as the evolution of data science over big data. Then we discussed: 1) the importance of involving people from different profiles; 2) the relevance of technology transfer inside computing research field; 3) the requirements for integrating so many different people and technologies in such initiative. We concluded that achieving results with Data Science initiative over big data is not related to a single knowledge area, especially in mining industries.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Afonso Pinto, Universidade Fumec

Specialist in Technologies, Information Systems and Industrial Automation

Ana Maria Pereira Cardoso, Universidade Fumec

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), com mestrado na mesma área e instituição (1981) e doutorado em Ciências/ Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990). Trabalha atualmente como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, onde integra o Laboratório de Acesso à Informação e ao Conhecimento - LAIC (www.laic.org.br). Foi Professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais, onde se aposentou em 1998. Atuou como pesquisadora visitante e bolsista da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal junto ao Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS da Universidade de Évora, (2009-10). Como professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, implantou e dirigiu de 2000 a 2008 o curso de graduação em Ciência da Informação, tendo lecionado também nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e no Mestrado em Informática até dezembro de 2013. Interesses de pesquisa: resultados e influências das tecnologias de informação e comunicação na sociedade, englobando informática social - informática e educação - cultura digital e cidadania - redes sociais - letramento e inclusão informacional - informação governamental e políticas públicas. Em 1996 recebeu do Governo de Minas Gerais a Comenda Santos Dumont em reconhecimento às atividades de docência, pesquisa e administração exercidas na Universidade Federal de Minas Gerais e outras instituições de ensino superior no estado

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Fumec

Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III (2008). Doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ (2001) com Doutorado Sanduíche em Sociologie pelo Centre d'Études des Mouvements Sociaux (1999). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é professor e pesquisador permanente da Universidade FUMEC em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu e é sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Professora Colaboradora do Programa de pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. ) Atua em pesquisa, nas seguintes temáticas: Políticas de Informação, Estado Informacional, Inteligência e conhecimento governamental.Participa de acordo Internacional de Cooperação Acadêmica com a Universidade Lille III na França e membro da rede Franco-Brasileira de pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação-MUSSI.

Fernando Silva Parreiras, Universidade Fumec

Fernando Silva Parreiras possui estágio pós-doutoral na PUC Rio (bolsa Net2 EU FP7 PEOPLE), doutorado em Ciência da Computação Summa Cum Laude pela Universität Koblenz-Landau na Alemanha (bolsa CAPES/DAAD), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG, especialização em Gestão Estratégica pela UFMG e graduação em Ciência da Computação pela FUMEC. Tem experiência no Brasil e no exterior em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Na sua carreira acadêmica, produziu mais de 100 trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais, com mais de 1100 citações, e o livro Semantic Web and Software Engineering, Wiley/IEEE. Desde 2011, é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Foi responsável pela intermediação de acordos internacionais de cooperação acadêmica, promovendo a internacionalização do curso. Na pesquisa científica, participa da execução e coordenação de projetos de P&D no setor elétrico, saúde e engenharia de software, com financiamento FUMEC, FAPEMIG e CNPQ. Orienta dissertações sobre os temas engenharia de software, banco de dados e inteligência analítica. Na Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha, foi o líder do grupo de trabalho WP1 do projeto MOST (Marrying Ontologies and Software Technologies), financiado pelo EU FP7-ICT. No escopo dos trabalhos do grupo, foi desenvolvida tecnologia com a SAP Research para validação de modelos de processos de negócio em ferramentas SAP. Desenvolveu tecnologia para modelagem de equipamentos de telecomunicações, embarcada em um produto da empresa polonesa Comarch. No ensino, possui 10+ anos de experiência docente em instituições como FUMEC, PUC Minas, Uni-BH. Na indústria, é diretor executivo da LIAISE, e atua desde 1999 no setor de software: desenvolveu um conjunto de ferramentas para suporte ao desenvolvimento dirigido por modelos (TwoUse Toolkit); atuou no desenvolvimento de uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) chamada Docman (Spread); melhorou o desempenho do sistema e diminuiu o tempo gasto com manutenções (attps Informática); projetou e desenvolveu um sistema para acesso e controle dos registros da qualidade ISO 9001 (SIARQ) (DATAMEC, Unisys Brasil).

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Pinto, V. A., Cardoso, A. M. P., Pinheiro, M. M. K., & Parreiras, F. S. (2019). Iinterdisciplinarity in Data Science over Big Data: findings for mining industry. Informação &Amp; Sociedade, 29(4), 61–74. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47536

Edição

Seção

Artigos de Revisão