O reflexo da transformação digital nas atividades e conhecimentos requeridos nos concursos públicos para profissionais da Informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52154

Resumo

Neste trabalho se analisam e valoram as atividades e os conhecimentos relacionados com a transformação digital que se descrevem nos editais dos concursos públicos aparecidos entre 2015 e 2019 para profissionais da informação. Objetivo: Avaliar se o sistema utilizado pelas administrações públicas brasileiras nos concursos de seleção dos profissionais da informação considera suficientemente as atividades a desenvolver e os conteúdos a praticar num cenário digital. Metodologia: Selecionam-se os concursos públicos desde a base de dados PCI Concursos. Também com o contributo de RBO-assessoria pública e de vários CRBs. Quando necessário se consultaram os organismos convocadores. De cada edital se recolhem os dados de identificação, as atividades a desenvolver e os conhecimentos requeridos, e se esvaziam em tabelas dinâmicas Excel. A organização das atividades extraídas se faz desde os macrotermos do Euro-referencial I-D. Pela sua parte, os conhecimentos solicitados se categorizam desde uma síntese de propostas de indicadores da gestão da informação no âmbito digital. Resultados: Os resultados se apresentam em esquemas por setores de atividade pública (universidades, institutos federais, prefeituras, fundações e outros) e segundo o tipo de vagas identificadas (arquivista, auxiliar de arquivo, técnico de arquivo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de catalogação, bibliotecário-documentalista, bibliotecário e museólogo). Conclusões-recomendações: As atividades a serem desenvolvidas e ainda mais os conteúdos que são valorizados nos testes em relação a transformação digital tem nos editais uma atenção escassa. Pelo que se recomenda sua revisão aprofundada, a melhora de sua descrição e o compromisso conjunto das instituições que convocam os concursos, dos centros que os geram e dos próprios CRBs. Assim como a aproximação entre a proposta de conteúdos comuns obrigatórios na formação universitária e as exigências profissionais para o setor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade de São Paulo, Brasil. Departamento de Biblioteconomía y Documentación UC3M, Espanha. 

 

José Antonio Moreiro-González, Universidade Carlos III de Madrid

Catedrático de Biblioteconomia e Documentação Universidade Carlos III de Madri, Espanha. Departamento de Biblioteconomia y Documentación UC3M, ES.

 

Publicado

2020-06-15

Como Citar

Paletta, F. C., & Moreiro-González, J. A. (2020). O reflexo da transformação digital nas atividades e conhecimentos requeridos nos concursos públicos para profissionais da Informação no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52154

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa