Redes de conhecimento como estratégia de inovação na industrial alimentícia: um estudo de caso na Danilla Foods

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248

Resumo

Considerar as redes de conhecimento no contexto organizacional pode possibilitar um melhor aproveitamento das informações e conhecimentos enquanto recursos na organização. Com isso, a gestão desses recursos pode ser melhor realizada. Dessa forma, as organizações devem considerar o processo de mapear as suas fontes informacionais e fluxos de informacionais como base estruturante para a construção de novos conhecimentos organizacionais.  Mapear redes de conhecimento em cenários com pouca percepção quanto a importância do conhecimento enquanto recurso, possibilita evidenciar desses recursos. As indústrias estão submersas a um grande número de informações e conhecimentos, porém, não possuem em sua cultura a valorização e uso do conhecimento e da informação. Com isso, torna-se importante os sujeitos que compõe essas organizações, bem como as suas relações nos processos que envolvam o conhecimento e informações. A pesquisa foi realizada na Danilla Foods, uma indústria que possui como essência de seu negócio a construção de novos produtos, ou seja, por meio de inovações, uma vez que sua manufatura é externalizada para uma empresa terceira.  Dessa maneira, compreender a sua rede de conhecimento, bem como construir um sociograma da situação das relações, torna-se fontes chaves para o sucesso no processo de inovação da indústria. Após análise e construção do sociograma identificou-se que informações e conhecimentos estão centralizados em poucos indivíduos. Essa situação chama atenção, uma vez que existem poucos processos no contexto da indústria que que permite o compartilhamento em massa do compartilhamento e informação, podendo assim comprometer a construção de conhecimento de maneira estruturada.

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Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (Unimar)

Professor na Universidade de Marília, Brasil

Marta Lígia Pomim Valentim, Unesp

Professora Titular da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Professora Associada de Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp, 2009. Doutorado em Ciências da Comunicação em São Paulo Universidade (USP), 2001.

Michael J.D. Sutton, Anaheim University

Escola de Estudos da Informação da Universidade McGill Ph.D. Anaheim University

Publicado

2020-06-27

Como Citar

Jorge, C. F. B., Valentim, M. L. P., & Sutton, M. J. (2020). Redes de conhecimento como estratégia de inovação na industrial alimentícia: um estudo de caso na Danilla Foods. Informação &Amp; Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248

Edição

Seção

Relatos de Experiência