https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/issue/feedInformação & Sociedade2024-12-21T00:00:00-03:00Dra. Izabel França de Limainform.sociedade.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p align="justify">Informação & Sociedade (I&S) é um periódico na área da Ciência da Informação vinculado ao <a href="http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da Universidade Federal da Paraíba. I&S está avaliado na base de dados <a href="http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces">Qualis da CAPES como A2 e possui Índice h5: 8 e Meidana h5: 11 no Google Scholar.</a></p> <div id="spoon-plugin-kncgbdglledmjmpnikebkagnchfdehbm-2" style="display: none;"> </div>https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/67914Storytelling e a Construção Discursiva de Narrativas de Memória2024-09-12T23:46:50-03:00Valéria Aparecida Barivalbari@gmail.comVanderléa Nóbrega Azevedo Cortesvanderleanobregaacortes@gmail.comShirley dos Santos Ferreirashirleybiblio@yahoo.com.br<p>Considerando os desafios enfrentados pelas organizações na identificação e estruturação do conhecimento tácito, especialmente nos processos subjetivos de Gestão do Conhecimento, esta pesquisa teve como objetivo promover uma discussão sobre as narrativas da memória, destacando as percepções práticas do storytelling como um método de Gestão do Conhecimento. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão: como o storytelling contribui para a construção discursiva de narrativas da memória e para a Gestão do Conhecimento nas organizações? O estudo foi conduzido sob uma perspectiva teórica, conceitual e analítica, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica de literatura, com natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo descritivo, visando examinar como o tema tem sido explorado em diferentes campos do saber. Ao explorar o papel da informação na tomada de decisões e as possibilidades conceituais e práticas do storytelling como uma metodologia integrada à Gestão do Conhecimento nas organizações, foi possível concluir que o storytelling tem sido reconhecido como uma poderosa ferramenta de comunicação organizacional. Ele tem a capacidade de integrar as narrativas da memória, validando sua cientificidade e recuperando experiências vividas pelas pessoas na organização, registradas em diferentes suportes (físicos ou digitais), a serem utilizadas como referência em contextos retrospectivos, atuais e prospectivos. Por fim, identificou-se que essa abordagem pode promover a socialização do conhecimento, proporcionando a recuperação e a sistematização do capital intelectual da organização, com foco especial nas potencialidades estratégicas, geração de conhecimento para a inovação e a vantagem competitiva, voltadas para o desenvolvimento organizacional.</p>2025-02-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Informação & Sociedadehttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/68233As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a experiência dos usuários em ambientes informacionais digitais2024-08-19T13:54:44-03:00Gustavo Camossigustavo.camossi@unesp.brSuellen Timm Barrossuellen.timm@unesp.brSilvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidottisilvana.vidotti@unesp.brCecilo Merlotti Rodascecilio.rodas@ifsp.edu.br<p>Em um mundo digital em rápida evolução, a integração da Experiência do Usuário (UX) com técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> (SEO) emerge como uma área chave na Ciência da Informação, principalmente no contexto dos ambientes digitais informacionais. O objetivo consiste em analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, com foco no <em>Search Engine Optimization</em>, aplicado ao contexto de ambientes digitais informacionais. Mediante a uma pesquisa bibliográfica e análise exploratória, o estudo foi delineado em temas específicos, culminando numa discussão baseada no Quadro <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário nos Ambientes Informacionais Digitais. Como resultado, verificou-se que a integração das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> potencializa a Experiência do Usuário nos ambientes digitais informacionais, com as facetas de Morville atuando como elementos-chave. Conclui-se que a conjunção das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário é imprescindível para a modernização dos ambientes digitais informacionais, tornando-os mais acessíveis, intuitivos e relevantes no panorama da Ciência da Informação.</p>2024-12-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Informação & Sociedadehttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/67718Estudos Socioterminológicos na Produção Científica da Ciência da Informação no Brasil2024-10-22T10:01:43-03:00Miguel Ivan Magarzo Ariasmiguemag@gmail.comRita do Carmo Ferreira Laipeltrita.laipelt@ufrgs.brBrígida Maria Nogueira Cervantesbrigidacervantes@gmail.com<p>A Terminologia como ciência, prática e produto tem sido relevante na expansão e comunicação do conhecimento humano ao longo da sua história e as diferentes abordagens teóricas têm contribuído no seu desenvolvimento tanto epistemológico como metodológico Assim, a partir de uma revisão bibliográfica, abordam-se os principais conceitos envolvidos na Terminologia e Socioterminologia, como também se realiza uma busca nas base de dados bibliográfica BRAPCI e no repositório E-LIS com o objetivo de recuperar os trabalhos com abordagem socioterminológica desenvolvidos e publicados na Ciência da Informação, entre os anos de 1990 e 2023. Nesse sentido, os resultados mostram uma variedade de publicações tais como comunicações, artigos e dissertações, porém a quantidade de trabalhos desenvolvidos com esta temática na área é baixa. Conclui-se que, a Socioterminologia, desde seus inícios, foi utilizada para o desenvolvimento de políticas linguísticas em regiões com presença de línguas minoritárias e que os potenciais aportes metodológicos desta disciplina têm sido pouco explorados na produção científica da Ciência da Informação.</p>2024-12-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Informação & Sociedadehttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/68261Ocasiões de Coleta de Dados em Serviços de Redes Sociais Online2024-08-19T13:37:00-03:00Dejan Martins Conceiçãodejan.conceicao@icsa.ufpa.brAmanda Garcia Gomesgarcia.gomes@unesp.brLarissa Lima da Silvalarissasilva@ufpa.brFernando de Assis Rodriguesdeassis@ufpa.brRicardo César Gonçalves Sant'Anaricardo.santana@unesp.br<p><strong>Introdução</strong><span style="font-weight: 400;">: A coleta de dados realizada por Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;"> suscita preocupações quanto à privacidade de seus usuários, a salvaguarda desses dados possibilita que o comportamento </span><em><span style="font-weight: 400;">online </span></em><span style="font-weight: 400;">e os dados pessoais desses indivíduos possam ser quantificados e explorados como ativos econômicos que mantêm as detentoras dos Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">operantes. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">Diante disso,</span> <span style="font-weight: 400;">este artigo tem por objetivo identificar as ocasiões de coleta de dados pelo Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">Twitter, a partir da análise dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa que utiliza o método da análise de conteúdo, aplicado aos Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Twitter. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Foram identificadas vinte ocasiões de coleta para três finalidades: processamento de serviços do Twitter, fornecimento de serviços e compartilhamento de dados com agentes externos, via </span><em><span style="font-weight: 400;">Application Programming Interface</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Conclusões: </strong><span style="font-weight: 400;">Existe uma opacidade sobre as ocasiões de coleta e os conjuntos de dados coletados pelo Twitter, tendo em vista que as informações sobre este processo estão dispersas na documentação jurídica desse Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;">. Além disso, foi possível detectar que existem diversas combinações possíveis para que a coleta de dados ocorra, mesmo que em algum ponto dos Termos de Serviço o item seja vetado previamente, o que implica potenciais riscos à privacidade dos usuários do Twitter.</span></p>2024-12-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade