Editorial

Through the Looking-Glass

 

A disponibilização de novos processos e artefatos tecnológicos cujo escopo de aplicação é a informação são instâncias essenciais para as pesquisas conduzidas pela comunidade da Ciência da Informação. O destino dos relatos de pesquisa associados a estes desenvolvimentos possuem implicações diretas com o conteúdo dos textos disponibilizados por Informação & Tecnologia (Itec). Não seria uma transgressão sugerir que nosso periódico é uma imagem dos temas correntemente em evidência encontrados na intersecção entre a área da Ciência da Informação e a tecnologia. O que vemos são imagens no espelho das dinâmicas que emergem da área.

Temáticas que têm despertado bastante atenção na comunidade internacional de pesquisadores são as questões que emergem a partir da investigação dos fenômenos associados a eScience. Muitos dos assuntos associados a este tema estão umbilicalmente conectados e dependentes do campo da Ciência da Informação, o que contribui para reafirmar a importância e a atualidade desta área na contemporaneidade cada vez mais dependente de artefatos e processos tecnológicos. A eScience proporcionou um redescobrimento dos dados de pesquisa, elementos estes nos quais assentam a gênese de estruturas mais complexas. Por serem a unidade atômica em diversos processos de investigação científica, os dados têm recebido o olhar de pesquisadores das mais diversas áreas, contribuído também para um aumento no número de comunicações científicas sobre o tema. Este número de Informação & Tecnologia traz mais uma vez um artigo sobre o tema, trabalho este que pode ter impacto na área da Biblioteconomia.

Considero a questão dos dados, não necessariamente apenas os dados de pesquisa, muito significativa para as disciplinas que lidam com informação e tecnologia, de forma especial a Ciência da Informação. Em virtude da sofisticação da infraestrutura tecnológica e do enorme número de pessoas acessando as redes, o volume de dados criado e disponibilizado tem crescido de forma exponencial, fato este que contribui para proporcionar os mais diversos estudos. Finalizando estes breves pensamentos sobre a questão dos dados, sugiro que em última instância o que os dispositivos digitais efetivamente processam são os dados, transcrevo a seguir um trecho do artigo intitulado Dado, Informação, Conhecimento e Competência1 do Prof. Waldemar Setzer que contribui para esclarecer esta posição:

Mas, atenção, o que é armazenado na máquina não é a informação, mas a sua representação em forma de dados. Essa representação pode ser transformada pela máquina, como na formatação de um texto, o que seria uma transformação sintática. A máquina não pode mudar o significado a partir deste, já que ele depende de uma pessoa que possui a informação. Obviamente, a máquina pode embaralhar os dados de modo que eles passem a ser ininteligíveis pela pessoa que os recebe, deixando de ser informação para essa pessoa. Além disso, é possível transformar a representação de uma informação de modo que mude de informação para quem a recebe (por exemplo, o computador pode mudar o nome da cidade de Paris para Londres). Houve mudança no significado para o receptor, mas no computador a alteração foi puramente sintática, uma manipulação matemática de dados (SETZER, 2015, online).

Outro assunto refletido em nosso periódico diz respeito a área específica da Arquivologia e a tecnologia da informação. As práticas associadas a Arquivologia fazem uso intensivo da tecnologia da informação, uso este que é incrementado pela crescente gênese de documentos diretamente em meio digital. Assim como na questão dos dados, aqui também se faz necessário a ampliação das pesquisas que se propõem a desvendar os interfaces da área com a tecnologia da informação. Nesta edição de Informação e Tecnologia temos trabalhos que versam (não somente) sobre várias questões relacionadas com a Arquivologia e a tecnologia da informação.

Mais uma vez agradecemos a contribuição de todos que submeteram trabalhos para avaliação em nosso periódico. Aproveitamos também para convidar toda a comunidade que realiza pesquisas que envolvem questões pertinentes a informação e tecnologia para contribuírem com Itec.

 

Guilherme Ataíde Dias
Julho de 2015

1SETZER, W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. Disponível em <https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html>. Acesso em 15 de junho 2015