Globalização e a Inclusão Social: Considerações sobre a Educação e as Categorias de Valores da Logoterapia

Autores

  • Karen Costa Guedes
  • Ana Carolina Diniz Alves Universidade Federal da Paraíba UFPB
  • Danielly Costa Roque Vieira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Sarah Xavier Peixoto Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Glória Neves Dutra Escarião Universidade Federal da Paraíba UFPB

Resumo

Esse estudo trata-se de uma revisão da literatura, objetivando tecer uma reflexão sobre a globalização e suas implicações na educação e nos processos de exclusão - inclusão das pessoas com deficiência. A globalização é entendida como processo de integração econômica, social, cultural, política, gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de globalizar os mercados. Desde a Antiguidade, as pessoas com deficiência são excluídas da sociedade e, atualmente, há uma disparidade entre o discurso e a prática da acessibilidade e da inclusão nesse contexto educacional e social. Assim, as três categorias de valores da Logoterapia aparecem como possibilidades para essa inclusão, visto que possibilitam à pessoa com deficiência uma reinterpretação da sua condição de vida. Palavras-chave: Globalização, Educação, Inclusão, Valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Costa Guedes

Mestranda em Ciências das Religiões, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Graduada em Psicologia- Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2010). Atua em estudos na área da Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial, o Sentido da Vida, os Valores e a Religiosidade na Cultura Surda. Participante do Grupo de Pesquisa Nous: Espiritualidade & Sentido - UFPB. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).

Ana Carolina Diniz Alves, Universidade Federal da Paraíba UFPB

Mestranda em Ciências das Religiões pela UFPB. Graduada em Psicologia pela UNIPÊ.

Danielly Costa Roque Vieira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Ciências das Religiões pela UFPB. Graduada em Psicologia pela UNIPÊ.

Sarah Xavier Peixoto Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda do Curso de Psicologia- CCHLA-UFPB

Glória Neves Dutra Escarião, Universidade Federal da Paraíba UFPB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1972), Mestre (1996) e Doutora (2006) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando como pesquisadora nas áreas de Currículo, Formação de Professores, Gestão Escolar, Educação e Trabalho, Avaliação Institucional e Ciências das Religiões. Estuda e persquisa estas áreas no contexto do fenômeno da Globalização da Diversidade e Religiosidade. Atualmente coordena projeto PROLICEN na Área da Educação Infantil e Projeto de Apoio Pedagógico às Escolas Municipais de João Pessoa.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Edição

Seção

Estudos Teóricos