Fé, Logos e educação: Nas perspectivas de Viktor Frankl e Joseph Ratzinger (Bento XVI).

Autores

  • Diego Moraes Batista Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho procurou dialogar com a educação a partir do pensamento de Viktor Frankl centrado no sentido, conjuntamente ao pensamento de Joseph Ratzinger baseado na perspectiva da fé como um caminho possível de se encontrar um sentido sólido para a vida. A partir de uma pesquisa bibliográfica o presente trabalho lança mão das ferramentas: fé e vontade de sentido, para elucidar sua poderosa função educativa, às quais são capazes de formar uma personalidade robusta frente à patologia do tempo: o vazio existencial. Pela fé, o homem pode encontrar um caminho de sentido que o capacita para aos valores superiores. A fé visualiza o sentido profundo do mundo e da vida, precisamente porque o mundo exprime um sentido comunicante.

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Biografia do Autor

Diego Moraes Batista, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras / Universidade Federal do Pará. Especialização em "Análise existencial e Logoterapia" / Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor no Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial / SENAC Formador no Instituto Unibanco Professor no Sistema Nacional de Aprendizagem Rural / SENAR. Coordenador do Movimento de Cursilhos de Cristandade / GED - Capanema PA

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Publicado

2014-09-26

Edição

Seção

Estudos Teóricos