A clausura do corpo libertando grilhões da mente: Em busca do sentido na vida a partir da experiência de ser mãe de uma filha com paralisia cerebral.

Autores

  • Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos Universidade Federal Da Paraíba

Resumo

Este artigo pretende fazer a análise do processo de busca de sentido na vida, a partir de um relato de caso de uma experiência pessoal enquanto mãe de uma pessoa com paralisia cerebral e de como, diante da aceitação da deficiência e busca pelo resgate da garantia de qualidade de vida, tenho ao longo do tempo, experimentado um crescimento interior, um refinar de valores e uma ressignificação de minhas vivências de autotranscendência. Tendo como aporte teórico a Logoterapia de Viktor Frankl, este relato pretende demonstrar que o confronto com situações adversas de profundo sofrimento podem propor diferentes alternativas quanto ao caminho a seguir na jornada da vida, de acordo com as posturas tomadas em determinadas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos, Universidade Federal Da Paraíba

• Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (UFPB) Possui especialização em Psicopedagogia Institucional pelo CINTEP (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) e graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Estadual da Paraíba (1988). É professora concursada da rede estadual de ensino da Paraíba, à disposição da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - FUNAD, desenvolvendo suas atividades na Assessoria de Educação Especial - AEE. Também é professora concursada da rede municipal de ensino do município de João Pessoa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e ,Educação de Jovens e Adultos

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Estudos Teóricos