A Percepção dos enfermeiros acerca dos cuidados espirituais
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos enfermeiros sobre os cuidados espirituais de enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo analítico, com abordagem qualitativa. Desenvolvida com 11enfermeiros da rede hospitalar do município de Quixadá-Ceará. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temático, revelando sete categorias: conceitos de espiritualidade; formação do enfermeiro para cuidar espiritualmente; identificando as necessidades espirituais; intervindo espiritualmente; incentivando as praticas religiosas como forma de cuidado espiritual; interferência nos cuidados espirituais; situações que exigem cuidados espirituais. Percebemos a necessidade de um maior aprofundamento sobre a espiritualidade, e assim melhorar o cuidado, ampliando o conceito de cuidado espiritual e repensando a religião como única forma de intervenção espiritual.
Publicado
2015-04-10
Edição
Seção
Estudos Empíricos
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores acima citados participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo para a Revista Logos & Existência, e concedem permissão para reproduzir, editar e publicar o referido artigo.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.