O SER RELIGIOSO E A RELAÇÃO COM A DIMENSÃO EXISTENCIAL

Autores

  • Maria Glória Dittrich Faculdade São Luiz - Brusque/SC e UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) - SC
  • Marcos Vinícius Costa Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Resumo

Esta pesquisa de ordem teórica fala sobre a atitude religiosa e a relação com a dimensão existencial. Dentro de uma hermenêutica fenomenológica se busca compreender a relação presente entre o ser humano religioso e a sua existência. Na Logoterapia de Frankl, o ser humano é visto como um ser tridimensional composto pelas dimensões: somática, psíquica e espiritual. Essa realidade constitutiva do ser humano é concebida em duas esferas diferentes, mas que formam uma unidade concêntrica onto-antropológica. Na esfera da facticidade está o somático e o psíquico, este último é concebido como órgão de sentido, tendo uma parte de si imersa no inconsciente que tem a força intuitiva e transcendente. Estas duas forças são realidades da consciência que estão intimamente ligadas na esfera existencial, a qual remete também para o inconsciente espiritual como manifestação da pessoa profunda espiritual, que se manifesta na percepção da pessoa espiritual como necessidade de busca de sentido para viver. Nesta busca surge o homo religiosus, que diante dos desafios da existência no sofrimento, no amor e na criatividade descobre um motivo que traz sentido para o viver. Essa experiência possui um caráter “religante” do ser na sua profundeza espiritual. É o fenômeno do religere como necessidade de encontro consciência da pessoa espiritual com a sua profundeza última - manifestação profunda do divino como presença ignorada de algo que conclama descoberta de sentido de vida. O ser humano vive a religiosidade, quer professando uma doutrina ou não. Para o homo religiosus é a presença revelada de Deus na existência concreta desde uma pessoa que se reconhece e age na sua profundeza espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glória Dittrich, Faculdade São Luiz - Brusque/SC e UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) - SC

É Filósofa pela Fundação Educacional de Brusque - SC; Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – SC e Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia – RS. É professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Itajaí, no Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e no Curso de Enfermagem. Professora na Faculdade São Luiz no Curso de Filosofia. Diretora do Da Vinci Centro de Belas Artes e Ecoformação, onde também coordena o Curso de Pós-Graduação em Arteterapia: Fundamentos Filosóficos e Prática. Sócia fundadora da Associação Catarinense de Arteterapia – ACAT. Conferencista e autora de vários livros e artigos. Artista plástica com várias exposições e prêmios nacionais e internacionais.

Marcos Vinícius Costa Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade São Luiz (2011); especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (2014); mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015); doutorando em Ciência da Religião, área de filosofia da religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora; membro do NERELPSI - Núcleo de Estudos Religião e Psique; membro do NEFIR - Núcleo de estudos e pesquisa em Filosofia da Religião; revisor da revista Sacrilegens - PPCIR/UFJF. Tem experiência na área de Filosofia e Análise Existencial de Viktor Frankl, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, sentido de vida, existência, dimensão espiritual.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Estudos Teóricos