FÉ E SENTIDO DA VIDA: REFLEXÕES A PARTIR DO PARADIGMA ANALÍTICO-EXISTENCIAL FRANKLIANO

Autores

  • Diogo Arnaldo Corrêa Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana (SOBRAL)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2316-9923.2017v6n1.29823

Resumo

A Análise Existencial Frankliana sustenta que o ser humano pergunta pelo sentido de sua vida e, uma vez que é um ser aberto e tem quanto uma de suas capacidades a autotranscendência, pode descobrir o sentido dedicando-se a algo a realizar ou a alguém a amar. As possibilidades de descoberta do sentido da vida são variadas e transitam desde as concretudes da existência até seus aspectos mais culminantes. Face às possibilidades de descoberta do sentido, a fé insurge como uma categoria transcendental que sinaliza a mobilização do ser humano por algo além e que carregue sua vida de significado. A dimensão espiritual, própria do ser humano, também assinala nesse contexto a dignidade da pessoa para além dos aspectos do seu organismo psicofísico e marca uma experiência de profundidade aberta para o simbólico, confirmando que é a vontade de sentido que motiva a vida, e só o espírito pode captar o sentido. Concluiu-se que a fé, como uma das experiências espirituais, pode favorecer a busca do sentido da vida nas situações cotidianas ou ainda nas escolhas mais amplas e íntimas que coincidem com o Sentido Último.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Arnaldo Corrêa, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana (SOBRAL)

Psicólogo Clínico. Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Análise Existencial e Logoterapia Clínica pela SOBRAL - Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana - da qual é o atual Presidente. Graduado e Licenciado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes-SP. É formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha de São José dos Campos-SP. É docente no Curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em Mogi das Cruzes-SP. Foi Coordenador do NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico na função de Orientador Psicopedagógico e Coordenador do Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos (Nota 4 MEC - em implantação - 2016) na Faculdade Católica de São José dos Campos-SP, tendo sido responsável pela concepção e elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Foi Docente em Psicologia na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes-SP e Responsável Técnico (Coordenador) da Clínica (Serviço-Escola) de Psicologia da mesma instituição. Em Psicologia, tem experiência e atua nas seguintes áreas: Psicologia Clínica; Logoterapia (Análise Existencial Frankliana); Psicoterapia Fenomenológico-Existencial; Psicologia e Espiritualidade; Psicologia e Envelhecimento; Psicologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Edição

Seção

Estudos Teóricos