O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS

  • Maria de Fátima Alves UFCG

Resumo

O ensino de leitura na escola tem sido predominantemente mecânico e sem razão de ser, centrado num processo de decodificação de signos linguísticos e/ou de extração de significados isolados de um dado texto, em detrimento de um processo interativo e complexo de produção de sentido que contempla capacidades (perceptuais, motoras, afetivas, sociais, discursivas, linguísticas), todas dependentes da situação e da finalidade da leitura. Tendo em vista essa realidade e resultados de pesquisas desenvolvidas por Alves (2007, 2008), o presente texto tem duas finalidades: discutir de forma crítica o ensino de leitura na escola e apontar possíveis sugestões para um trabalho produtivo de tal atividade. Fundamenta-se teoricamente em pesquisas de Kleiman (2002, 2006), Marcuschi (2002, 2008), Coracini (2009), Lodi (2009), Alves (2008), entre outras.
Publicado
2013-02-21
Seção
Artigos