EXPLORATION OR EXPLOITATION? O DILEMA DA INOVAÇÃO VERSUS PADRONIZAÇÃO EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO

  • Catia Eli Gemelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gisele Hidalgo UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Aline Mendonça Fraga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Redes de cooperação, Inovação, Estratégia organizacional.

Resumo

Este texto tem por objetivo descrever um caso para ensino relacionado às temáticas de “Redes de Coo-peração Interorganizacionais”, “Aprendizagem Organizacional” e “Inovação Colaborativa”, para ser uti-lizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em Administração e áreas afins. Apresenta a trajetória e os desafios de uma rede de cooperação formada por 64 supermercados, distribuídos entre quarenta municípios do estado do Rio Grande do Sul. Constituída com o intuito de garantir a competitividade dos pequenos e médios associados, diante da concorrência das grandes cor-porações supermercadistas, a rede registrou uma importante expansão nos últimos cinco anos. O caso estimula a discussão acerca de um importante dilema resultante deste processo de crescimento no nú-mero de associados: a busca por exploration e exploitation. De um lado, é preciso inovar, criando pro-cessos, rotinas e novas estratégias de competitividade (exploration). De outro, é necessário padronizar para garantir o fortalecimento da identidade da rede, utilizando o que já foi aprendido (exploitation).

Biografia do Autor

Catia Eli Gemelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gisele Hidalgo, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Aline Mendonça Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AMATO NETO, J.; OLAVE, M. E. Redes de Cooperação produtiva: uma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas. Revista Gestão e Produção, v.8, n.3, p. 289-303, 2001.

BALESTRIN, A.; BUENO, B. Inovação colaborativa: uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n.5, p. 517-530, 2012.

BALESTRIN, A.; VARGAS, L. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: Teorizações e Evidências. RAC, Edição Especial, p. 203-227, 2004.

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Aprendizagem e inovação no contexto das redes de cooperação entre pequenas e médias empresas. Revista O&S, v.17, n.3, p. 311-330, 2010.

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de Cooperação Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BORTOLASO, I.; VERSCHOORE, J.; ANTUNES, J. A. Estratégias cooperativas: avaliando a gestão da estratégia em redes e pequenas e médias empresas. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, v.14, n.45, p. 419-437, 2012.

CHESBROUGH, H. The era of innovation. Spring, 2003.

GOLLO, S. Framework para a análise de inovações e das estratégias de cooperação competitiva-coopetição. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração. Salvador/BA, 2006.

HUMAN, S.; PROVAN, K. An emergent theory of structure and outcomes in small-firm strategic manufacturing network. Academy of Management Journal, v. 40, n. 2, p. 368-403, 1997.

PITTAWAY, L.; ROBERTSON, M.; MUNIR, K. Networking an Innovation: a systematic review of the evidence. International Journal of Management Reviews, v.5, n.6., p. 137-168, 2004.

POWEL, W. Learning from collaboration: knowledge and in the Biotechnology and Pharmaceutical Industries. Spring, 1998.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo, SP: Atlas, 1998.

SODA, G. The management of firms’ alliance network positioning: Implications for innovation. European Management Journal, v.29, n.5, p. 377-388, 2011.

Publicado
2018-12-29
Edição
Seção
Recursos educacionais