Inovação Tecnológica na Administração Pública Municipal

um breve olhar para a tramitação de documentos eletrônicos na Prefeitura do Natal/RN

Autores

  • Jaedson Gomes dos Santos UFPB
  • Francymonni Yasmim Marques de Melo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2020v5n1.51668

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da relevância e dos desafios na implantação das novas tecnologias para a administração pública em âmbito municipal. Trata-se de um estudo de caso, de natureza exploratória, sobre o sistema de controle de informações adotado pela Prefeitura do Natal/RN, sendo esta adoção ainda recente durante a realização do estudo. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com atores chave envolvidos no processo de desenho/criação/formulação e implementação desta ferramenta gerencial. Os resultados obtidos apontaram que havia uma necessidade de modernização da gestão informacional para tomada de decisão entre as secretarias do município, além de uma necessidade associada de redução de custos que motivou a adoção da ferramenta. Apesar da percepção de que o sistema tem produzido uma resposta significativa em relação aos objetivos propostos, os atores entrevistados também indicaram haver barreiras de cunho organizacional e institucional, na forma como os funcionários passam a ter que alterar suas rotinas e procedimentos para trabalhar com esta inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaedson Gomes dos Santos, UFPB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB).

Francymonni Yasmim Marques de Melo, UFRN

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR/UFRN).

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Pesquisas científicas