“PSICOFÓBICO?! EU!?”

UMA ANÁLISE DA PSICOFOBIA NA PERCEPÇÃO DE RECRUTADORES ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Victória Alves unifamaz
  • Nayane Silva
  • Jordam Texeira
  • Me. Marina Nascimento Unifamaz

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2020v5n1.52498

Resumo

Hoje grande parte da população se enquadra em algum tipo de transtorno mental. Observada esse crescente, surge o conceito de psicofobia, no qual trata-se do preconceito com pessoas portadoras de transtornos mentais. Diante essa realidade, o meio para ingresso no ambiente organizacional sofre interferências e possíveis contingências na decisão de um recrutador. O artigo objetiva analisar o posicionamento do gestor de recursos humanos diante pessoas com transtornos psicológicos no processo de recrutamento e seleção. A pesquisa é exploratória de abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas utilizando a técnica projetiva dado a sensibilidade do tema. Coletados os dados, realizou-se uma análise de conteúdo a fim de codificar e categorizar os grupos dos treze participantes deste estudo. Como resultado foram encontradas 3 (três) categorias que demonstram sentimentos de empatia pelo próximo, contudo há a presença da imparcialidade e a predisposição a psicofobia. O entendimento desses resultados contribuirá para um novo olhar sobre a questão da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Alves, unifamaz

Bacharela em administração de empresas graduada pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ, contemplada pelo Programa Universidade para Todos - PROUNI, Pós-graduanda em gestão financeira, auditoria e controladoria no Instituto Nacional de Educação e Extensão - INEX, contemplada pelo Programa Nacional de Pós-Graduação Social - PRONAPÓS. 

Nayane Silva

Bacharela em administração de empresas pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ.

Jordam Texeira

Acadêmico de administração de empresas pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ.

Me. Marina Nascimento, Unifamaz

Mestre de Administração na Universidade da Amazônia (2016) com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD (2015). Bacharel em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA com período sanduíche na Evangelische Hochschule na Alemanha pelo programa UNIBRAL (2013-2014), no projeto "Educação para Sustentabilidade". Bolsista Programa de Iniciação Científica do CNPQ (2012-2013). Professora do curso de administração no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Downloads

Publicado

2020-07-02

Edição

Seção

Pesquisas científicas