Métodos e Pesquisa em Administração https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad pt-BR O(s) autor(es) devem autorizar a publicação de seu trabalho na MEPAD, e conceder, a partir da data da publicação do trabalho, a transferência de direitos de reprodução do trabalho para a revista, a qual passará a decidir sobre a sua divulgação em qualquer meio. Deve(m) renunciar a qualquer direito material e pecuniário relativos à publicação de meu trabalho na MEPAD stephanie.barboza@academico.ufpb.br (Stephanie Ingrid Souza Barboza) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Thu, 05 May 2022 08:45:40 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial, volume 6, número 2 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/62917 Flavio Perazzo Barbosa Mota Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/62917 Wed, 27 Apr 2022 00:00:00 -0300 COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO SOBRE HÁBITOS DE COMPRA DE MORADORES DE UM MUNICÍPIO DO MÉDIO VALE JEQUITINHONHA (MG) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/52365 <p>Objetivou-se entender quais são os fatores que levam os moradores da cidade de Virgem da Lapa a se deslocarem até a cidade de Araçuaí para realizarem compras de supermercado. Visto que o comportamento do consumidor está em constantes mudanças, justifica-se o desenvolvimento do presente trabalho com o intuito de entender esse movimento migratório existente. Na parte teórica, foram explorados os conceitos de comportamento dos consumidores, fatores que influenciam na tomada de decisão de compra, como acontece o processo de compra e também sobre as mudanças de comportamento do consumidor principalmente diante das diversas opções de escolha às quais eles são expostos. Com natureza qualitativa, foi utilizada na pesquisa o método de investigação descritivo. O questionário encaminhado aos clientes obteve 51 respostas e os 4 gestores de supermercados de Virgem da Lapa também responderam os questionários a eles destinados. Os resultados apontam que foi possível notar também que os gestores de supermercados de Virgem da Lapa têm consciência desse fator causador, com isso investem no atendimento em seus estabelecimentos, com o intuito de gerar um diferencial que possa atrair seus clientes.</p> Daiane da Silva Santos, João Francisco Sarno Carvalho Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/52365 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 -0300 MAPEAMENTO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS EMPREGADOS NA PESQUISA SOBRE E-LIDERANÇA EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE ALTO IMPACTO https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/54774 <p>O objetivo do presente artigo é mapear os métodos quantitativos aplicados em pesquisas sobre e-liderança. A amostra é composta por 15 artigos, publicados entre 2009 e 2019 em periódicos internacionais com classificação 4*, 4 e 3 no ranking da <em>British Association of Business Schools </em>(ABS). O estudo descritivo foi realizado por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica com abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que a maioria das publicações na temática utiliza as técnicas de modelagem linear hierárquica, análise fatorial confirmatória e demais técnicas de estatística descritiva. Para validar os instrumentos de pesquisa, o alfa de Cronbach é a ferramenta de análise de confiabilidade mais empregada. As duas variáveis mais analisadas foram o desempenho e a dispersão geográfica das equipes virtuais. A pesquisa permitiu ampliar a compreensão sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre e-liderança e indicar alguns direcionamentos que podem ser úteis em estudos futuros no campo.</p> Waldemir Paschoiotto, Sandro Vieira Soares, Carlos Rogério Montenegro Lima Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/54774 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 -0300 Proposição de um Modelo de Gestão Financeira para uma Empresa de Pequeno Porte https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/55984 <p>Este trabalho propõe um modelo de gestão financeira aplicado a uma empresa industrial de pequeno porte, localizada no interior do estado de São Paulo. A elevada taxa de mortalidade das pequenas e médias empresas expõem a limitação gerencial destes empreendimentos que carecem de modelos de gestão exequíveis à sua realidade. Neste contexto, este estudo foi desenvolvido a partir do método de pesquisa-ação, em que foi possível realizar o diagnóstico da situação financeira da empresa, propor um modelo de gestão, aplicá-lo à empresa e avaliar os resultados alcançados. A empresa estudada, não apresentava uma gestão estruturada da sua área financeira, afetando seus níveis estratégicos e operacionais. A ausência de um modelo de gestão financeira direcionou para decisões de investimento e gestão do capital de giro equivocadas que culminaram no crescimento do endividamento e na redução da capacidade de investimento. A partir do modelo de gestão financeira proposto, foi possível apresentar uma estrutura de processos e indicadores de desempenho que expressam a situação financeira da empresa e direcionam para ações com base na gestão do seu fluxo de caixa. Esse modelo de gestão, alinhados à realidade da empresa, permitiu ao proprietário uma perspectiva de longo prazo para o negócio</p> Bruna Luísa da Silva, David Ferreira Lopes Santos Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/55984 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 -0300 PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ADMINISTRAÇÃO COM ALTO IMPACTO https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/58248 <p>Ao contrário da visão clássica sobre inovação que considera apenas a atividade inventiva que resulte em um produto ou processo novo, ou melhorado, colocado no mercado e que apresente um resultado econômico; as inovações sociais se voltam ao diagnóstico, proposição de novas ideias, difusão e mudanças sistêmicas em prol de uma demanda social. O tema da inovação social ainda é recente e segue numa trajetória emergente de exploração científica, apresentando gradativamente mais interesse pela comunidade acadêmica. O objetivo desta pesquisa foi apresentar e atualizar o panorama da produção científica brasileira sobre inovação social publicada em periódicos brasileiros de alto impacto na área de Administração. O estudo também apresenta o mapeamento de informações, tais como: periódicos, pesquisadores e instituições, aspectos metodológicos, autores e artigos mais citados e anos de publicação. Para tanto, o método utilizado foi a bibliometria. Foram selecionados 11 periódicos dos estratos A2 e B1 no Qualis/Capes. Nestes, destacaram-se 32 artigos sobre inovação social. Os resultados mostraram um aumento expressivo no número de publicações entre 2007 e 2020, o protagonismo da região sul do Brasil na pesquisa científica sobre inovação social e a utilização da abordagem metodológica qualitativa (estudos de casos) em grande parte dos artigos recuperados nesta amostragem.</p> MARIANA ALVARENGA, NEI ANTONIO NUNES, JACIR LEONIR CASAGRANDE, IVONE JUNGES Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/58248 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 -0300 Nominata dos avaliadores https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/62904 Stephanie Ingrid Souza Barboza Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mepad/article/view/62904 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 -0300