NATUREZA E ARTIFÍCIO NA SCENA PROSPETTICA ENTRE O CINQUECENTO E O SEICENTO – Três capítulos sobre cenografia de Il Corago –

Autores

  • George Rembrandt Gutlich Universidade de Taubaté
  • Maya Suemi Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ligiana Costa

Palavras-chave:

natureza, artifício, perspectiva, século XVII

Resumo

O artigo tem por objeto a tradução e comentário de três capítulos do tratado italiano de autor desconhecido Il Corago (c. 1630). O texto trata da arte da representação cênica e, especificamente nestes capítulos, da cenografia. Ele se revela um testemunho do processo de mudança de percepção e recepção do sistema representativo perspectivo entre os séculos XVI e XVII, em que deficiências da ilusão perspectiva são apontadas e sublimadas em novas orientações estéticas e representativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

GUTLICH, G. R.; LEMOS, M. S.; COSTA, L. NATUREZA E ARTIFÍCIO NA SCENA PROSPETTICA ENTRE O CINQUECENTO E O SEICENTO – Três capítulos sobre cenografia de Il Corago –. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/24994. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Documento