ABSURDO, SENTIDO E POLÍTICA NO TEATRO DE VÁCLAV HAVEL: UMA LEITURA DE GARDEN PARTY E LEAVING

Autores

  • Katia Mendonça Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2017v8n2.37896

Palavras-chave:

Václav Havel, transcendência, absurdo, Thomas G. Masaryk, Jan Patocka

Resumo

O teatro de Václav Havel foi concebido em meio à luta política, se nutrindo tanto de elementos filosóficos quanto políticos. Um dos temas centrais em seu pensamento político e em seu teatro é a questão da transcendência que, em um aparente paradoxo, se vincula ao tema do absurdo. Garden Party e Leaving, primeira e última peças dele, revelam isso. Embora sejam diversas as influências intelectuais que Havel sofreu, nos propomos neste artigo analisar o papel de Masaryk e Patocka na constituição da tensão entre o absurdo e o sentido.

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

MENDONÇA, K. ABSURDO, SENTIDO E POLÍTICA NO TEATRO DE VÁCLAV HAVEL: UMA LEITURA DE GARDEN PARTY E LEAVING. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 8, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2017v8n2.37896. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/37896. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Cena e Formação