PEDAGOGIAS DA VOZ NA ARTE PALHACESCA: um estudo sobre a iniciação com oito artistas brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2018v9n2.43639Palavras-chave:
Voz, Palhaço, Circo, TeatroResumo
Este trabalho tece alguns apontamentos acerca da vocalidade poética no território da arte do/a palhaço/a. Objetiva-se analisar como a voz poética permeia os processos de iniciação à arte palhacesca com oito artistas brasileiros. Trata-se de uma pesquisa empírica a partir de entrevistas semiestruturadas em diálogo com autores como Paul Zumthor (no tocante à vocalidade), Luís Otávio Burnier e Ana Elvira Wuo (no tocante a arte do/a palhaço/a), dentre outros. Apresenta-se a vocalidade dos palhaços e das palhaças como modos de pensar a voz na sua dimensão poética e na sua potência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-17
Como Citar
ICLE, G.; LIMA, G. B. de. PEDAGOGIAS DA VOZ NA ARTE PALHACESCA: um estudo sobre a iniciação com oito artistas brasileiros. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2018v9n2.43639. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/43639. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Cena e Formação