TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena

Autores

  • Itamar Wagner Schiavo Simões UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47961

Palavras-chave:

signo teatral, indústria cultural, pedagogia do espectador

Resumo

Analiso a questão do signo no teatro tecendo relações com indústria cultural e pedagogia do espectador além de apresentar uma ação de formação de público. Utilizo como aporte teórico proposições sugeridas por Ane Ubersfeld, conduzindo a problemática da multiplicidade sígnica da encenação em direção a algumas ideias de Teodor Adorno sobre os modos de percepção do espectador impostos pela indústria cultural, dimensionando uma discussão sobre a obsolescência e a necessidade do teatro na atualidade. Contribui para o debate o estudo de Flávio Desgranges sobre a pedagogia do espectador. Por fim apresento uma ação de formação de público em escolas através do espetáculo Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

SIMÕES, I. W. S. TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 1, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47961. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/47961. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Epistemologia da cena