TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47961Palavras-chave:
signo teatral, indústria cultural, pedagogia do espectadorResumo
Analiso a questão do signo no teatro tecendo relações com indústria cultural e pedagogia do espectador além de apresentar uma ação de formação de público. Utilizo como aporte teórico proposições sugeridas por Ane Ubersfeld, conduzindo a problemática da multiplicidade sígnica da encenação em direção a algumas ideias de Teodor Adorno sobre os modos de percepção do espectador impostos pela indústria cultural, dimensionando uma discussão sobre a obsolescência e a necessidade do teatro na atualidade. Contribui para o debate o estudo de Flávio Desgranges sobre a pedagogia do espectador. Por fim apresento uma ação de formação de público em escolas através do espetáculo Infância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-09-06
Como Citar
SIMÕES, I. W. S. TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 1, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47961. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/47961. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Epistemologia da cena