DO TEATRO UNIVERSITÁRIO À ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO TEATRO NA UNIVERSIDADE - CONSIDERAÇÕES, OU O TEATRO UNIVERSITÁRIO TEM COURO DURO

Autores

  • Robert Germay

Palavras-chave:

Teatro, universidade, associação internacional

Resumo

Nos dias de hoje, o termo Teatro Universitário engloba bem precisamente o teatro que se pratica na Universidade, intra muros. Este não é menos importante sendo ele « espontâneo », « enquadrado » ou « pré-profissional », de acordo com a definição atribuída pela AITU ( Associação Internacional do Teatro na Universidade) em seus atos fundadores (Liège, 1994). O termo remete não somente a uma velha tradição como a universidade, onde apresentações teatrais são registradas desde a origem mesmo da universidade bem como ele leva em consideração a diversidade das atividades teatrais no âmbito da universidade de hoje segundo os continentes, os países e as universidades. Desde sua criação em 1994, a AITU, que cobre os cinco continentes, organizou sete congressos mundiais com os quais deu conta da vitalidade, da especificação e das preocupações do teatro em universidade no âmbito da prática, do ensino e da pesquisa. Ela cosntitui uma rede importante de dimensão intercontinental. Sua sede oficial é o TURLg (Teatro Universitário Real de Liège – Bélgica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GERMAY, R. DO TEATRO UNIVERSITÁRIO À ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO TEATRO NA UNIVERSIDADE - CONSIDERAÇÕES, OU O TEATRO UNIVERSITÁRIO TEM COURO DURO. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/4798. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Diálogos e fronteiras