A PRESENÇA DE MEYERHOLD E DO CONSTRUTIVISMO RUSSO NO TRABALHO DO CENÓGRAFO E PROFESSOR BRASILEIRO HELIO EICHBAUER

Autores

  • Débora Oelsner Lopes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61694

Resumo

Este texto tem como objetivo apontar a influência do encenador Vsévolod Meyerhold (1874-1940) e do construtivismo russo no trabalho do cenógrafo e professor brasileiro Helio Eichbauer (1941-2018). Para tanto, serão considerados: as montagens de O Rei da Vela (1967 e 1968); de Verão (1967); a Conferência-espetáculo Maiakóvski, Meyerhold e a biomecânica (1976); a montagem de O Percevejo (1981); o cenário do show de Caetano Veloso – Abraçaço, e o curso livre O truque e a alma (ambos em 2013).

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

OELSNER LOPES, D. A PRESENÇA DE MEYERHOLD E DO CONSTRUTIVISMO RUSSO NO TRABALHO DO CENÓGRAFO E PROFESSOR BRASILEIRO HELIO EICHBAUER. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61694. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/61694. Acesso em: 19 dez. 2024.