AS MÁSCARAS GROTESCAS DE MEYERHOLD
DA BARRACA DE FEIRA AO CIRCO
Resumo
Este artigo possui como finalidade traçar um percurso da carreira do encenador e ator Vsévolod Meyerhold, com foco em sua ligação com o Teatro de Feira, as máscaras e o grotesco. Para isto, delimitou-se um recorte quanto aos termos máscara e grotesco na poética meyerholdiana e foram analisadas duas montagens suas em períodos distintos: Balagántchik, de Aleksandr Blok, e O Percevejo, de Vladímir Maiakóvski. Nestes dois trabalhos dirigidos por Meyerhold, é possível compreender como o artista trabalhou em épocas diferentes um frutífero diálogo com as formas populares das artes cênicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-12-19
Como Citar
ALVES DUARTE SANTOS, C. E. AS MÁSCARAS GROTESCAS DE MEYERHOLD: DA BARRACA DE FEIRA AO CIRCO. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/61695. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Mestres do Século
Licença
Copyright (c) 2021 MORINGA - Artes do Espetáculo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à Revista Moringa - Artes do Espetáculo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados, conexos à licença Creative Commons (CC by), conforme link a seguir. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR