ESTUDO SOBRE A UTOPIA CONSTRUTIVISTA DE VSÉVOLOD MEYERHOLD

Autores

  • Vadim Shcherbakov State Institute for Art Studies of the Ministry of Culture of Russian Federation
  • Maria Clara Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61702

Resumo

Meyerhold sempre foi fascinado pelos conceitos de arte transformando e criando vida. Ele estava profundamente preocupado com a indisposição dos russos em obedecer ao lento curso da evolução. Os experimentos do encenador ao estabelecer o espetáculo como encontro de massa e o conceito de propaganda revolucionária monumental, como foram apresentados no Teatro da RSFSR-1, provaram ser bem-sucedidos e convincentes. No entanto, a Moscou soviética fecha o teatro. Como Meyerhold confiava nos líderes do partido, ele considerou o fechamento do seu teatro uma prova de que o país soviético não precisava de uma arte cênica profissional. Assim, a ideia construtivista da arte que visa a projetar a vida de acordo com leis artísticas mostra a saída para o impasse. Se o artista de teatro deve estar efetivamente envolvido no processo de criação de um novo ser humano harmonioso, Meyerhold irá criá-lo a partir do desenvolvimento de métodos de treinamento para atores. O método foi encontrado na Biomecânica.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

SHCHERBAKOV, V.; COELHO, M. C. ESTUDO SOBRE A UTOPIA CONSTRUTIVISTA DE VSÉVOLOD MEYERHOLD. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2021v12n2.61702. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/61702. Acesso em: 19 dez. 2024.