PERFORMATIVIDADE E CORPO-COGNIÇÃO AFÁSICO
a performance “O Encenador”
Resumo
Este artigo investiga a criação na cena contemporânea a partir de processos artísticos do Programa de Expressão Teatral com atuadoras afásicas desenvolvido no Centro de Convivência de Afásicos, do Instituto de Estudos de Linguagem/UNICAMP. O artigo expõe parte da pesquisa sobre significação verbal/não verbal através do teatro performativo pelo estudo da relação entre linguagem, corpo e cognição na performance O Encenador. Investiga atenção conjunta e coocorrência multimodal de semioses, fala, gesto, olhar, etc., pela interação de diferentes processos semióticos ativos na construção de significados, a fim de propor novas pedagogias de criação artística a partir de corpos afásicos fenomênicos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-29
Como Citar
CALLIGARIS, J. PERFORMATIVIDADE E CORPO-COGNIÇÃO AFÁSICO: a performance “O Encenador”. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 15, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/72157. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Cena e Formação
Licença
Copyright (c) 2024 MORINGA - Artes do Espetáculo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à Revista Moringa - Artes do Espetáculo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados, conexos à licença Creative Commons (CC by), conforme link a seguir. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR