AS SCREENS DE GORDON CRAIG À SOMBRA DE PLAYS FOR DANCERS DE W. B. YEATS
Resumo
Four plays for dancers foi publicado pelo poeta irlandês W. B. Yeats em 1921. Criadas na década de 1910, sob o impacto das peças do teatro Noh japonês e do projeto Scene de Gordon Craig, elas formam um conjunto singular na dramaturgia de Yeats. Ele as apresentou como implicando na invenção de um modo próprio de encenação, projetado para “salas de estar”. A fortuna crítica do teatro de Yeats convalidou essa narrativa, minimizando a colaboração de Craig naquela formulação. O artigo reúne opiniões especializadas sobre esse material dramático, observado sobretudo pelas suas rubricas, e contrasta-as com documentos dos arquivos do Abbey Theatre de Dublin, para revelar uma história diferente. Todas as encenações” de Yeats das “peças para dançarinos” nos anos 1920 e 1930 abandonaram o dispositivo da “sala de estar” e utilizaram as screens construídas no Abbey Theatre em 1911 sob a supervisão de Craig. Este fato evidencia como o projeto Scene de Gordon Craig participou crucialmente na suposta invenção de Yeats.
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