ENSINO DE CONTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS: Análise quanto à Adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público
DOI:
https://doi.org/10.23179/2317-9082Palavras-chave:
Normas Contabilidade, Setor Público, Instituições Ensino Superior, Conteúdo ProgramáticoResumo
As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, após serem divulgadas em 2008, almejam convergir as práticas de contabilidade vigentes aos padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade, resgatando no setor público a essência da teoria contábil do patrimônio. Assim, o ambiente de ensino da graduação em ciências contábeis é fundamental para dotar os profissionais egressos das instituições superiores com as capacidades exigidas pelas normas e, consequentemente, pelo mercado de trabalho. Mas poucos estudos foram realizados na busca da capacidade de ensino das disciplinas de contabilidade do setor público e orçamento público quanto às NBCASP pelas universidades brasileiras. Sendo assim, objetiva-se analisar a adequação dos conteúdos programáticos das universidades amazonenses quanto às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Empregou-se o método de análise de conteúdo documental, em pesquisa qualitativa e descritiva, em uma amostra de seis Instituições de Ensino Superior - IES do Estado. Os resultados evidenciaram um quadro insatisfatório de ensino das normas, com apenas 22% em média de aderência dos programas aos tópicos e subtópicos das NBCASP. Também se constatou que os conteúdos programáticos da IES, em sua maioria, são dominados exclusivamente por assuntos da Lei 4.320/64 e Lei 101/2000, e não citam as normas na bibliografia. Porquanto, as IES podem não estar preparando eficientemente os seus alunos para o mercado de trabalho de acordo com as novas normas e com o que se espera da capacidade de conhecimento do contador do setor público.
Downloads
Referências
BEUREN, Ilse Maria; et al. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível: https://emec.mec.gov.br/ies/. Acesso: 28 nov. 2012
______. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 4ª ed. 2011. Disponível em: <http://www.stn.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/manuais.asp>. Acesso: 13 nov. 2012.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE/CES 10/2004. Brasília, DF, 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br /cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
______. Lei federal n 4.320, de 17 de março de 1964. Disponível em: < http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm>. Acesso: 21 nov. 2012.
______. Tesouro Nacional. Sobre Contabilidade Pública. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/contabilidade-publica/sobre-contabilidade-publica>. Acesso: 19 nov. 2012.
CARVALHO, Ronaldo Fróes de. Currículo de ciências contábeis: desafios para adoção ao novo modelo contábil brasileiro. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Educação). Disponível em: < http://www.sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/11/TDE-2010-11-09T12:30:19Z-10174/Publico/Ronaldo%20Froes%20de%20Carvalho.pdf>. Acesso: 02 dez. 2012.
CAVALCANTE, Danival Sousa et al. Adequação dos Currículos dos Cursos de Contabilidade das Universidades Federais Brasileiras ao Currículo Mundial de Contabilidade e o Desempenho no Enade. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 50, p. 42-52, jan./abr. 2011. Disponível em: < http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/905>. Acesso: 28 nov. 2012.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: Resolução CFC nº. 1.128/2008, que aprova a NBC T 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação; Resolução CFC nº. 1.129/2008, que aprova a NBC T 16.2 - Patrimônio e Sistemas Contábeis; Resolução CFC nº. 1.130/2008, que aprova a NBC T 16.3 - Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil; Resolução CFC nº. 1.131/2008, que aprova a NBC T 16. 4 - Transações no Setor Público; Resolução CFC nº. 1.132/2008, que aprova a NBC T 16.5 - Registro Contábil; Resolução CFC nº. 1.133/2008, que aprova a NBC T 16.6 - Demonstrações Contábeis; Resolução CFC nº. 1.134/2008, que aprova a NBC T 16.7 - Consolidação das Demonstrações Contábeis; Resolução CFC nº. 1.135/2008, que aprova a NBC T 16.8 - Controle Interno; Resolução CFC nº. 1.136/2008, que aprova a NBC T 16.9 - Depreciação, Amortização e Exaustão; Resolução CFC nº. 1.137/2008, que aprova a NBC T 16.10 - Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público. NBCT16
______. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis – 2009. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/uparq/proposta.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2012.
CRUVINEL, Daniel Pereira; LIMA, Diana Vaz de. Adoção do Regime de Competência no Setor Público Brasileiro sob a Perspectiva das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade. REPeC - Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 5, n. 3, art. 4, p. 69-85, set/dez. 2011. Disponível em: < http://www.repec.org.br /index.php/repec/article/viewArticle/185>. Acesso: 21 nov. 2012.
DARÓS, Leandro Luis; PEREIRA, Adriano de Souza. Análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: mudanças e desafios para a contabilidade pública In. CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6, 2009. Anais eletrônicos. São Paulo: USP, 2009. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos92009/467.pdf>. Acesso: 02 dez. 2012.
ECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza; NIYAMA, Jorge Katsumi; ALMEIDA, Cíntia de. O ensino da Contabilidade Internacional em cursos de graduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. UnB Contábil, Brasília, v. 10, n. 2, p. 119-146, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/viewArticle/241>. Acesso: 28 nov. 2012.
FRAGOSO, Adriana Rodrigues, et. al. Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e o Desafio da Convergência: Uma análise comparativa IPSAS e NBCTSP. In: 10º CONGRESSO DA USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 10. ed., 2010, Anais do 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: <http://www.socialiris.org/fncasp/digital /attachments/article/20/92.pdf>. Acesso: 26 nov. 2012.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2010. Perfil dos Estados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso: 19 nov. 2012.
LEITE FILHO, Geraldo Alemandro; SLOMSKI, Valmor. Opiniões dos alunos acerca da disciplina contabilidade governamental: Um estudo empírico em uma universidade pública. UnB Contábil, Brasília - DF, v. 6. 2003. Disponível em: < http://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/viewArticle/194>. Acesso: 28 nov. 2012.
LEITE, Carlos E. B. A evolução das ciências contábeis no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
LIMA, Diana Vaz de; SANTANA, Cláudio Moreira; GUEDES, Marianne Antunes. As Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público e a legislação contábil pública brasileira: uma análise comparativa à luz da teoria contábil. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 12, n. 2, p. 15 – 23, Brasília, 2009. Disponível em: <http://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/viewArticle/65>. Acesso: 02 dez. 2012.
MACÊDO, João Marcelo Alves et al. Convergência Contábil na Área Pública: Uma análise das percepções dos Auditores do TCEs, Contadores e Gestores Públicos. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEA-RP/USP, v. 4, n. 8, p. 69-91, jan-abr 2010. Disponível em: <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1982-64862010000100005& script=sci_arttext>. Acesso: 21 nov. 2012.
MAGALHÃES, Francyslene Abreu Costa; ANDRADE, Jesusmar Ximenes. A educação contábil no estado do piauí diante da proposta de convergência internacional do currículo de contabilidade concebida pela ONU/UNCTAD/ISAR. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: FIPECAFI, 2006. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/ artigos62006/550.pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
MENDES, Paulo Cesar de Melo; SILVA, Antonio Batista; NIYAMA, Jorge Katsumi. A aderência do conteúdo da disciplina contabilidade tributária ministrada nos cursos de graduação em ciências contábeis do brasil ao conteúdo do currículo internacional proposto pela ONU. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 3, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2011. Disponível: <http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/ambiente/article/viewArticle/1320>. Acesso: 28 nov. 2012.
MENESES, Anelise Florencio de; PETER, Maria da Glória Arraes. Evidenciação das Demonstrações Contábeis: Um Estudo sob a Óptica do Processo de Convergência das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. In: VI CONGRESSO ANPCONT, 6., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPCONT, 2012. Disponível em: <http://www.mpanerevista.kinghost.net/ojs-2.2.4/index.php?journal=gppd&page=article& op=view&path%5B%5D=96>. Acesso: 21 nov. 2012.
MULATINHO, Caio Eduardo Silva. Educação contábil: um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao programa mundial de estudos em Contabilidade proposto pela ISAR/UNCTAD/ONU. Recife, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa Multinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Disponível em: < http://repositorio.bce.unb.br/bitstream /10482/2700/1/Dissert_Caio% 20Eduardo%20Mulatinho.pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
NIYAMA, Jorge Katsumi et al. Conhecimento de contabilidade internacional nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta na instituições de ensino superior das capitais brasileiras. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 100-117, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.usp.br/rcfearp/index.php /rco/article/view/23>. Acesso: 28 nov. 2012.
NOBREGA, Thaise Corcino et al. O que se exige na área de contabilidade pública em concurso público? In: 11º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. Anais... São Paulo: USP, 2011. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/ artigos112011/397.pdf>. Acesso: 26 nov. 2012.
OTT, Ernani et al. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da Área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 22, n. 57, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v22n57/07.pdf>. Acesso: 20 nov. 2012.
PASSOS, Luis Henrique Santos. O Impacto das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: Cenário Atual e Perspectivas na Administração Pública Federal. Revista de Administração de Roraima – RARR, 2.ed.,v. 1, p 110-135, Boa Vista, 2012. Disponível em: <http://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/article/view/771>. Acesso: 21 nov. 2012.
PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, Edição 30 Anos de Doutorado, p. 19 – 32, junho 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18nspe/a03v18sp.pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani. Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil versus estruturas curriculares propostas por organismos internacionais. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: FIPECAFI, 2008. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos82008/604.pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
RIBEIRO FILHO et al. Evolução da Contabilidade Financeira na Perspectiva Emancipatória de Erich Fromm: O Processo de Construção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009. Disponível em: < http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/467>. Acesso: 02 dez. 2012
RIBEIRO, Cíntia de Melo Albuquerque; BEZERRA, André Luiz Villagelim. Convergência Contábil na Administração Pública Federal: o Caso das Instituições Federais de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 52, p. 55 - 64, set/dez. 2011. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/pensarcontabil/article/view/1193>. Acesso: 21 nov. 2012.
RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileiras e portuguesas. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, n. 35, p. 35-44, mai/ago. 2004. Disponível: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772004000200003&script=sci_arttext>. Acesso: 28 nov. 2012.
SACHUK, Maria Iolanda; SHINZAKI, Keiko. Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis: depositários ou criadores de conhecimento? Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 105-128, out./dez. 2007. Disponível em: <http://web.face.ufmg.br/face/revista/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/ 342>. Acesso: 02 dez. 2012.
SANTOS, Clydemberg Barbosa; ALMEIDA, Karla Katiuscia Nóbrega. Análise Introdutória das Mudanças Provocadas na Contabilidade Pública pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. REUNIR – Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 21-38, Jan./Abr. 2012. Disponível em: < http://150.165.111.246/revistaadmin/index.php/uacc/article /view/40/pdf>. Acesso: 28 nov. 2012.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie ; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de ; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental : pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, A. 1, n. 1. p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: <http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.Pesquisa%20documental.pdf>. Acesso: 02 dez. 2012.
SILVA, Silvana Monteiro da; MENEZES, Ana Paula Sá. A História do ensino de contabilidade em Manaus. Revista de Ciência Humanas e Sociais da FSDB, Manaus, v. 7, p. 19-34, jul./dez. 2010.
SOARES, M., SCARPIN, J.. A convergência da contabilidade pública nacional às normas internacionais e os impactos na aplicação da DRE na administração direta. Revista Catarinense de Ciências Contábeis, Florianópolis, v. 9, n. 27, p. 25-42, ago./nov. 2010 Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/article/view/1100>. Acesso em: 02 dez. 2012.
SOARES, Maurélio; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. O Ensino de Contabilidade Pública: uma Análise das Ementas da Disciplina no Sistema ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais. In: Encontro de Administração Pública e Governança. 2010. Anais... Disponível em: <http://home.furb.br/mariadomingues/site/publicacoes/2010/eventos/evento-2010-03.pdf> Acesso: 25 nov. 2012.
SOUZA, Marcos Antonio de; VERGILINO, Caroline da Silva. Um perfil do profissional contábil na atualidade: estudo comparativo entre conteúdo de ensino e exigências de mercado. Disponível em: <https://www.furb.br/especiais/download/866027-657185/EPC%2092.pdf>. Acesso: 21 nov. 2012.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues; MORAIS, Leandro Morais de; PLATT NETO, Orion Augusto. A reforma na contabilidade pública brasileira e o processo de convergência: Implicações e perspectivas. RIC - Revista de Informação Contábil, Recife, v. 6, n. 2, p. 01-20, abr./jun. 2012. Disponível em: < http://www.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/view/411/290>. Acesso: 19 nov. 2012.