Gestão e qualidade na educação: uma questão de participação.
DOI:
https://doi.org/10.23179/2317-9082Palavras-chave:
Gestão, planificação, participação.Resumo
Este artigo apresenta estudo sobre o cenário educacional contemporâneo e os desafios da gestão escolar em favorecer o desenvolvimento da educação pública de qualidade. Reflete a pratica de planificação da educação enquanto importante ferramenta de gestão e apresenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento que contribui para o alcance das finalidades educativas. Foi realizada pesquisa bibliográfica investigando os conceitos, limites e possibilidades do PPP, em seguida pesquisa documental nos Relatórios Técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e entrevistas aos técnicos que acompanham a elaboração do PPP nas escolas. Como resultado, a pesquisa constatou a necessidade de revisão das políticas públicas de formação e organização escolar, além de mudanças na própria cultura organizacional escolar, para que instrumentos de construção coletiva possam ser viabilizados no seu interior.
Downloads
Referências
ARRUDA, Marcos e BOFF, Leonardo. Globalização - Desafios sócio econômicos, éticos e educativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
AZEVEDO, M. L Janete. A Educação como política publica. Coleção Polêmicas do Nosso tempo. Vol 5. Campinas, SP: Autores Associados, 2004
BAHIA, Projeto Político Pedagógico da Escola: Orientações para sua elaboração. Salvador, BA: SEC, 1996.
BAHIA, Construindo a Escola Terra Bahia. Projeto Político- Pedagógico, caminho para sua construção. Salvador, BA: SEC, 2000.
BAHIA. Plano Estadual de Educação. Salvador, BA: SEC, 2006.
BAHIA. Indicadores Educacionais. Salvador, BA: SEC, 2006.
BAHIA. Documento Escola de todos nós. Salvador: Secretaria de Educação, 2007.
BAHIA, Compromisso de Gestão da Qualidade: Escola Viva uma ação de todos nos. Salvador, BA: SEC, 2008.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Brasília: MEC, 1996.
CAVAGNARI, Luzia Borsato. Projeto político-Pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições. In VEIGAS, Ilma(org).Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico.Campinas, SP : Papirus, 1998.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2007.
TÉCNICA Pedagógica da SEC. Depoimento. Salvador,15 de agosto de 2009.
TÉCNICA Pedagógica DIREC 10. Depoimento. Ribeira do Pombal,08 de julho de 2009.
VASCONCELOS, Celso. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento. Projeto de Ensino-aprendizagem e Projeto Político Pedagógico.São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma .(org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, Ilma Passos A. RESENDE, Lucia Maria Gonçalves (Orgs.) ESCOLA: Espaço do Projeto político-pedagógico. 8ª Edição. Campinas: Papirus, 1998.
WWW.mec.br consultado em 12 de junho de 2012.
WWW.inep.org.br consultado em 12 de junho de 2012.