AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Evelynne Suellen de Pontes Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Função de produção escolar, Rede municipal, Prova Brasil

Resumo

A educação de qualidade se apresenta como fator crucial para o Brasil e, sobretudo, para a Paraíba aumentarem o nível de desenvolvimento socioeconômico e reduzirem as desigualdades de oportunidades. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar os determinantes do nível de aprendizagem dos alunos da rede municipal de João Pessoa, verificando o papel de variáveis associadas ao perfil do estudante, do contexto econômico da família, dos recursos escolares e do fator locacional da escola. Para tanto, foram utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como também dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises estatísticas foram feitas por meio do modelo de mínimos quadrados ordinários e de análises espaciais desenvolvidas através dos índices de dependência local e global de Moran. Em linhas gerais, os principais resultados desta pesquisa mostraram que as características referentes ao perfil do aluno juntamente com as características socioeconômicas de sua família e as características contextuais do bairro de localização da escola são as dimensões com maior grau de poder explicativo para o desempenho escolar, em comparação as informações relativas aos insumos escolares (infraestrutura e recursos humanos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelynne Suellen de Pontes Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Economia pela UFPB

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente do Departamento de Economia da UFPB

Referências

ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 32, n.3, pp. 453-476, dez. 2002.

ALMEIDA, A. T. C. Determinantes dos piores e melhores resultados escolares para a rede pública de Ensino Fundamental no Brasil. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 20, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Sinape, 2012.

ANSELIN, L. Local Indicators of Spatial Association – LISA. Geographical Analysis, v. 27, n. 2, pp. 93-115, 1995.

BARROS, R. P. et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 31, n. 1, pp. 1-42, abr. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados Prova Brasil 2011: manual do usuário. Brasília-DF: INEP, 2012.

CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics Using Stata. Texas: Stata Press, 2009.

GLEWWE, P.; KREMER, M. Schools, Teachers, and Education Outcomes in Developing Countries. London: Elsevier, 2005.

GUJARATI, D. N. Econometria Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

HANUSHEK, E. Do Teachers Make a Difference? In: U.S. Office of Education. The Production of Education, Teacher Quality, and Efficiency. Washington, D.C.: Government Printing Office, 1970, pp. 79-99.

HANUSHEK, E. A. Education Production Functions. Stanford: Stanford University, January 2007.

HANUSHEK, E.; WOSSMANN, L. The Role of Cognitive Skills in Economic Development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, pp. 607-668, 2008.

KEELEY, Brian. Human Capital: How what you know shapes your life. Paris: OECD Insights, 2007.

MENEZES-FILHO, N. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 4, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2007.

NATIS, L. Modelos lineares hierárquicos. Estudos em avaliação educacional, n. 23, pp. 3-29, 2001.

SCHULTZ, W. T. Human Capital: Policy Issues and Research Opportunities. Chicago: NBER, 1972.

SOUZA, A. M. Determinantes da aprendizagem em escolas municipais. Aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 49, pp. 413-434, 2005.

VELOSO, F. Inclusão e crescimento econômico, Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saber/sb3110201103.htm>. Acesso em: 19 maio 2013.

WALTENBERG, F. D. Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 117-136, 2006.

Downloads

Publicado

19-02-2014

Como Citar

Araújo, E. S. de P., & Almeida, A. T. C. de. (2014). AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB. Gestão &Amp; Aprendizagem, 2(2), 46–63. https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa