AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.23179/2317-9082Palavras-chave:
Função de produção escolar, Rede municipal, Prova BrasilResumo
A educação de qualidade se apresenta como fator crucial para o Brasil e, sobretudo, para a Paraíba aumentarem o nível de desenvolvimento socioeconômico e reduzirem as desigualdades de oportunidades. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar os determinantes do nível de aprendizagem dos alunos da rede municipal de João Pessoa, verificando o papel de variáveis associadas ao perfil do estudante, do contexto econômico da família, dos recursos escolares e do fator locacional da escola. Para tanto, foram utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como também dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises estatísticas foram feitas por meio do modelo de mínimos quadrados ordinários e de análises espaciais desenvolvidas através dos índices de dependência local e global de Moran. Em linhas gerais, os principais resultados desta pesquisa mostraram que as características referentes ao perfil do aluno juntamente com as características socioeconômicas de sua família e as características contextuais do bairro de localização da escola são as dimensões com maior grau de poder explicativo para o desempenho escolar, em comparação as informações relativas aos insumos escolares (infraestrutura e recursos humanos).
Downloads
Referências
ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 32, n.3, pp. 453-476, dez. 2002.
ALMEIDA, A. T. C. Determinantes dos piores e melhores resultados escolares para a rede pública de Ensino Fundamental no Brasil. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 20, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Sinape, 2012.
ANSELIN, L. Local Indicators of Spatial Association – LISA. Geographical Analysis, v. 27, n. 2, pp. 93-115, 1995.
BARROS, R. P. et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 31, n. 1, pp. 1-42, abr. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados Prova Brasil 2011: manual do usuário. Brasília-DF: INEP, 2012.
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Microeconometrics Using Stata. Texas: Stata Press, 2009.
GLEWWE, P.; KREMER, M. Schools, Teachers, and Education Outcomes in Developing Countries. London: Elsevier, 2005.
GUJARATI, D. N. Econometria Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
HANUSHEK, E. Do Teachers Make a Difference? In: U.S. Office of Education. The Production of Education, Teacher Quality, and Efficiency. Washington, D.C.: Government Printing Office, 1970, pp. 79-99.
HANUSHEK, E. A. Education Production Functions. Stanford: Stanford University, January 2007.
HANUSHEK, E.; WOSSMANN, L. The Role of Cognitive Skills in Economic Development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, pp. 607-668, 2008.
KEELEY, Brian. Human Capital: How what you know shapes your life. Paris: OECD Insights, 2007.
MENEZES-FILHO, N. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. In: Seminário de Economia de Belo Horizonte, 4, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2007.
NATIS, L. Modelos lineares hierárquicos. Estudos em avaliação educacional, n. 23, pp. 3-29, 2001.
SCHULTZ, W. T. Human Capital: Policy Issues and Research Opportunities. Chicago: NBER, 1972.
SOUZA, A. M. Determinantes da aprendizagem em escolas municipais. Aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 49, pp. 413-434, 2005.
VELOSO, F. Inclusão e crescimento econômico, Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saber/sb3110201103.htm>. Acesso em: 19 maio 2013.
WALTENBERG, F. D. Teorias econômicas de oferta de educação: evolução histórica, estado atual e perspectivas. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 117-136, 2006.