Por um novo humanismo na educação: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v3i2.20280Palavras-chave:
Educação. Humanismo. Filosofia. Ação educacional.Resumo
Apresenta elementos para repensar e reconstruir alguns “fundamentos” da educação, em vista de relações humanas mais solidárias, de maior respeito às diferenças, de maior cooperação, com mais justiça e paz. Discorre sobre investigação filosófica acerca de referenciais teóricos que fundamentam o agir educacional, de modo especial no que diz respeito às relações intersubjetivas. Reorganiza estudos e experiências, apresentando dois Autores que, de certo modo, partilharam dessa mesma inquietação, o filósofo Emmanuel Lévinas (1906-1995) e o educador Paulo Freire (1921-1997). Trabalha com a hipótese de que as relações intersubjetivas, no universo educacional, são construídas sobre dois grandes movimentos: um, ontológico, preso aos fundamentos, e outro, metarqueológico, que transcende a qualquer princípio. Trata-se de buscar e construir fundamentos que possam legitimar os valores, os objetivos e a ações educacionais.
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Referências
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