AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DA CULTURA AVALIATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i2.30075Palavras-chave:
Avaliação. UFPB. Cultura.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento da avaliação institucional interna realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA na Universidade Federal da Paraíba – UFPB ao longo dos anos, através de uma metaanálise. Observou-se na Universidade Federal da Paraíba - UFPB a necessidade de programar ações sistêmicas, as quais fomentassem a cultura de avaliação em todas as esferas que estruturam a comunidade acadêmica, uma vez que a autoavaliação é um instrumento indispensável e permanente de desenvolvimento positivo nas Instituições de Ensino Superior.
Downloads
Referências
BRASIL/MEC. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília, DF: INEP, 2009.
BRASIL. Decreto-Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES- e dá outras providências.
_____. Decreto n.5773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – e dá outras providências.
_____. Portaria n. 2.501, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES, instituída na Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004.
RELATÓRIO de Autoavaliação Institucional (RAI) da UFPB. 2014.