LEARNING ANALYTICS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UM ESTUDO DE CASO EM COMPONENTES CURRICULARES PARA CURSOS SEMIPRESENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i2.30078Palavras-chave:
EaD. Learning analytics. Análise preditivaResumo
Este artigo descreve as etapas de planejamento de indicadores, design instrucional, implantação prática e avaliação dos resultados em modelagem preditiva de Learning Analytics, objetivando a otimização da aprendizagem através das coletas de dados pelas interações dos alunos ao LMS (Learning Management System, Sistema de Gestão da Aprendizagem) e Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). A pesquisa tem em seu escopo um espaço amostral de 10 componentes curriculares com 171 alunos analisados, apresentando uma taxa de confiança de 95%, com 5% de erro amostral. Aplicando-se um método de acompanhamento de conclusão dos alunos, para uma gestão visual da informação (em rede, conectivismo e fora do conhecimento primário), pode-se verificar qual o menor custo de tempo para atingir um melhor desempenho. As técnicas beneficiaram os principais atores (professores e tutores), orientando-os em como observar, obter aprendizagem e análise das decisões com intervenções de forma proativa.
Downloads
Referências
GARTNER Metrics INC. Disponível em: <http://www.gartner.com/>. Acesso em: 20 maio 2015.
GOOGLE ACADÊMICO. Citations scholar. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/citations?user=EtknWk4AAAAJ&hl=pt-BR/>. Acesso em: 10 maio 2015.
HAMEL, S. Establishing your online analitycs maturity. 2009. Disponível em: <http://www.slideshare.net/shamel67/web-analytics-maturity-model>. Acesso em: 10 abr. 2015.
KAUSHIK, A. Web analytics: uma hora por dia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.
LETICHEVSKY, A. C. Meta-avaliação: um desafio para avaliadores, gestores e avaliados. In: AFONSO, A. J. et al. Avaliação na educação. Pinhais: Melo, 2007, p.15-22.
International Organization for Standardization - ISO – Disponível em: <http://www.iso.ch>. Acesso em: 15 maio 2015.
NBR ISO 9001:2000. Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.
NBR ISO/IEC 14598-2: 2002. Tecnologia da informação - Avaliação de Produto de Software Parte 2: Planejamento e gestão.
NIELSEN, J. Usability Engineering. [S.l.]: Academic Press, 1993.
NMC, Horizon Report: 2015 Higher Education Preview. Disponível em: <http://cdn.nmc.org/media/2015-nmc-horizon-report-HE-EN.pdf>. Acesso em: 16 maio 2015.
OKADA, S. IOCO. Web analytics: modelos de métricas de engajamento em mídias emergentes. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs2.2.4/index.php/remark/article/view/
/pdf_63>. Acesso em: 15 maio 2015.
QLIKVIEW, MANUAL DE REFERÊNCIA. Disponível em: <https://community.qlik.com/docs/DOC-1949>. Acesso em: 03 maio 2015.
SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Acesso em: 27 abr. 2015.
SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 10, 2005.
W3TECHS, “Traffic Analysis Tools”. In: W3techs. Disponível em: <http://w3techs.com/technologies/details/ta-googleanalytics/all/all>. Acesso em: 26 abr.2015.