Cooperação Sul-Sul como exercício da liberdade: entre desejo e realidade
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31375Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Cooperação Sul-Sul.Resumo
O artigo aborda a atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos para o Brasil e a África, destacando dois momentos dessa relação entre as duas regiões: o engajamento de Freire na África na década de 1970 – período de descolonização em que países como Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe lutavam pela sua independência do poder colonial de Portugal, e posteriormente, a década que abriu o século XXI em que o Brasil incentiva a criação de uma rede de cooperação sul-sul no domínio específico da alfabetização e educação de jovens e adultos. Pretende-se examinar esses dois momentos por meio da lente da cooperação sul-sul – nas suas diferentes expressões ao longo desse período que abre com o fim da segunda guerra mundial e que se estende até o presente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-11-2016
Como Citar
Ireland, T. D. (2016). Cooperação Sul-Sul como exercício da liberdade: entre desejo e realidade. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31375
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade do periódico Gestão & Aprendizagem do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.