Gestão compartilhada das aprendizagens: um exemplo de boas-práticas no campo da educação de jovens e adultos em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31378Palavras-chave:
Aprendizagem. Gestão compartilhada. Educação de Jovens e Adultos. Cabo Verde.Resumo
Com esta comunicação pretendo abordar a gestão compartilhada da formação tomando como exemplo o curso de Especialização em EJA para gestores, professores, animadores e agentes de organizações da sociedade civil que atuam no campo da EJA no Brasil, em Cabo Verde e na Guiné-Bissau ofertado pela Universidade Federal de Paraíba em parceria com os Ministérios da Educação desses países africanos. O texto realça o caso bem-sucedido de Cabo Verde. Em seu desenvolvimento, procuro evidenciar a relevância da Educação a Distância, alguns desafios superados, as articulações e algumas tensões vividas nessa relação entre as pessoas e instituições, bem assim as oportunidades que essa experiência propiciou a partir de diálogos construídos em busca de soluções para problemas compartilhados. Procuro evidenciar o modelo de gestão adotado, o impacto que esse curso teve em Cabo Verde e a relevância da rede cooperação sul – sul como espaço de articulação para apoiar as capacidades nacionais e analisa a nova visão de cooperação adotada que visa ampliar e fomentar comunidades de aprendizagem e de alargamento cultural do grupo de países que une cerca de 250 milhões de pessoas, cujo idioma oficial é o português.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-11-2016
Como Citar
Varela, F. M. (2016). Gestão compartilhada das aprendizagens: um exemplo de boas-práticas no campo da educação de jovens e adultos em Cabo Verde. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31378
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade do periódico Gestão & Aprendizagem do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.