EVIDÊNCIAS CIENCIOMÉTRICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SEBRAE
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.32018Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. Cienciometria. Mapeamento de conhecimentos. Educação corporativa.Resumo
Objetivou analisar os aspectos abordados sobre gestão do conhecimento no sistema SEBRAE, tendo em vista as práticas desenvolvidas na instituição e identificadas por meio do diagnóstico de maturidade e mapeamento de conhecimentos críticos em gestão do conhecimento no sistema SEBRAE realizado a partir de 2014, bem como analisar o repositório biblioteca interativa SEBRAE e seu acervo relacionado à temática de gestão do conhecimento. No que se refere ao procedimento metodológico seguiu-se a análise cientométrica, que em relação ao objeto de estudo, pode ser empregada para identificação de assuntos, áreas ou campos; em relação às variáveis, considera estudos que diferenciam subdisciplinas, revistas, autores, documentos e como os cientistas se comunicam. Os resultados revelam que a gestão do conhecimento é assunto evidenciado no sistema SEBRAE. A GC também se torna percebida por meio de ação educativa na universidade corporativa do SEBRAE, que estabelece paralelos entre conhecimento e prática, estimulando o compartilhamento e o desenvolvimento de competências pessoais voltadas ao pequeno negócio. Revelou-se ainda que as publicações sobre a temática GC na BIS ainda requer um maior incremento, o que tende a evoluir com a implementação das políticas e diretrizes de GC estabelecidas em 2015 no SEBRAE. As categorias temáticas: gestão estratégica da informação e inteligência competitiva/monitoramento ambiental teve maior incidência nas publicações, o que confirma a tendência da gestão do conhecimento ser mais direcionada à estratégia empresarial e ao mercado no sistema SEBRAE.
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