MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA E NO BRASIL

Autores

  • Cinara Barbosa de O. Morais Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Mestre em EJA.
  • Daniela Oliveira Lopes Dourado Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v6i1.32354

Palavras-chave:

EJA, Formação Profissional, Políticas Públicas, MPEJA.

Resumo

O artigo tem como propósito caracterizar e compreender as contribuições sociais e educacionais oferecidas pelo Programa de Mestrado Profissional na área de Educação de Jovens e Adultos, um curso pioneiro, que procura intervir na realidade da EJA na Bahia e no Brasil. através do Programa de Mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos-MPEJA. A pesquisa de campo foi a Documental, que garante o levantamento das informações do currículo do curso, dos relatórios apresentados nos últimos anos e uma análise dos dados e informações dos mestres e mestrandos, evidenciando as contribuições desse processo de formação profissional stricto sensu para o fortalecimento da educação de jovens e adultos enquanto uma política de formação e de valorização da EJA, considerando o MPEJA da UNEB como sendo uma referência de política pública para o país. Destaca, ainda, as políticas públicas para a formação profissional a partir dos documentos oficiais estruturados e implantados desde a Constituição de 1988 e a LDBN 9394/96 para atender as demandas sociais e educacionais apresentadas, no sentido de ampliar a melhoria da qualificação profissional neste setor crucial da vida educacional brasileira. Nesse sentido, o programa de mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA é um projeto pioneiro no Estado da Bahia, que impacta através de pesquisas, mudanças significativas na formação profissional, assim como contribui para o avanço na área de educação de jovens e adultos.   

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Biografia do Autor

Cinara Barbosa de O. Morais, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Mestre em EJA.

Professora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sertão/Irecê. Mestre do Programa de Mestrado Profissional em EJA da Universidade do Estado da Bahia

Daniela Oliveira Lopes Dourado, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professora substituta da Universidade do Estado da Bahia. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em EJA da UNEB

Antonio Amorim, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular Pleno do Departamento de Educação, Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Referências

A formação profissional do professor da EJA vem sendo marcada por resistências e por lutas cotidianas de valorização desta modalidade de ensino, que muito invisibilizam e desconsideram a importância do trabalho educativo com adultos e jovens trabalhadores (HADDAD; PIERRO, 2000).

Neste sentido, Laffin (2013, p. 34) destaca o seguinte:

Respeitadas entidades históricas, que pesquisam a formação docente em especial a Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação) e a Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação) defendem em primazia a proposição da “[...] especificidade da formação pedagógica tendo a docência como base” para a proposta de formação de profissionais da educação envolvendo pesquisa e extensão das instituições formadoras.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CP nº 002/2015), Capítulo I, Artigo 1º:

Definindo princípios, fundamentos, dinâmicas formativas e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação, bem como no planejamento, nos processos de avaliação e de regulação das instituições de educação que fazem as ofertam.

Segundo a Proposta do Curso (2012, p. 3), ele se caracteriza com a finalidade de:

O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Educação do Campus I – DEDC I – da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – tem por objetivo a preparação de recursos humanos de alto nível, com capacidades científica, didático-pedagógica, técnica, política e ética, para o desenvolvimento do ensino da extensão e da pesquisa e a qualificação profissional na área da educação de jovens e adultos para atuar no mercado de trabalho, visando às peculiaridades desse campo de atuação e aos novos paradigmas educacionais nessa área.

Isso, mais uma vez se confirma no perfil profissional extraído da Proposta do Curso (2012, p.5):

O Formando do curso de Mestrado Profissional em EJA deverá ter conhecimentos gerais (filosófico, históricos, sociológicos, culturais em EJA) e específicos (metodológicos e didáticos), competências básicas para atuar com autonomia na gestão e tecnologia, ensino, pesquisa ou extensão na área da educação de jovens e adultos de acordo com as áreas de concentração do curso e ter cumprido todos os requisitos legais discriminados na proposta educativa.

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Publicado

07-06-2017

Como Citar

Morais, C. B. de O., Dourado, D. O. L., & Amorim, A. (2017). MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA E NO BRASIL. Gestão &Amp; Aprendizagem, 6(1), 58–70. https://doi.org/10.23179/g&a.v6i1.32354

Edição

Seção

Relatos de Experiência