VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: A EVOLUÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UEPB NA PRODUÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DO PROJETO SESA
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v6i1.34615Palavras-chave:
Arquivologia, Produção Acadêmica, Projeto SESA.Resumo
O Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos - SESA foi desenvolvido no intuito de preparar os alunos para futura produção de suas monografias e trabalhos acadêmicos, buscando inseri-los no universo acadêmico e incentivá-los a participar da iniciação científica na área de Arquivologia. Trata-se de uma pesquisa que tem como intuito apontar as principais dificuldades dos discentes do curso de Arquivologia no segundo período, mediante a eminência da elaboração de um artigo. A pesquisa realizada foi de caráter exploratória/descritiva, contanto com um questionário elaborado especificamente para os alunos do segundo período a qual trabalharemos com uma amostra de 18 discentes. Os dados revelam que a maior dificuldade é a maior dificuldade relatada pelos alunos é saber escrever corretamente e coordenar as ideias, como também organizar e dar início ao projeto enunciativo. Concluimos que a maioria dos discentes monstraram-se empolgados, apesar do medo desse desafio, e reconhecem que as práticas de letramentos desenvolvidas pelo projeto fortalecem o compromisso e a responsabilidade com a formação inicial na universidade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de: GOMES, M. E. G. São Paulo: Martins Fontes, 1992 (1953).
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhitin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
GRILLO, S. V. de C.; CARDOSO, F. M. As condições de Produção/Recepção dos Gêneros Discursivos em Atividades de Leitura de Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. In: ROJO, R.; BATISTA, A. G. Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 101-121.
PIRES, E. A. N. A importância do hábito da leitura na universidade. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p. 365-381, jul./dez.,2012. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/846/pdf>. Acesso em: 13 mai. 2017.
SANTOS, E. C. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA. 2013. 418 f. Tese (Doutorado em Linguística) -Programa de Pós-Graduação em Linguística- PROLING, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.