FORMAS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA EM MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.35224Palavras-chave:
Mobilidade urbana. Financiamento. Valoração contingente.Resumo
Trata da forma de financiamento de um projeto de mobilidade urbana em Manaus, que pode abrir precedente para outros projetos. O projeto é de Roger Pamponet, professor de arquitetura da UFAM, e fala a respeito de uma plataforma ciclista que possui 18 quilômetros de extensão, ligando as zonas Centro-Oeste, Centro-Sul e Zona Leste. Sabe-se que a mobilidade urbana na capital amazonense é precária e precisa de mudanças impactantes e urgentes. O artigo traz a seguinte questão de pesquisa: de que forma o município pode constituir parcerias para financiar projetos de mobilidade urbana? Tem como objetivo demonstrar possibilidades de financiamento autossustentável a um projeto de mobilidade urbana através do Método de Valoração Contingente e de Parcerias Público-Privadas. Tem como objetivos específicos descrever as possibilidades legais da contratação de empresas particulares para construção e manutenção de projetos de mobilidade urbana e estimar um valor contingente do projeto de mobilidade urbana, considerando a disposição a pagar pedágio dos potenciais usuários. Os resultados alcançados com as pesquisas deixam evidente que é possível à construção da plataforma ciclista por meio do método de valoração contingente, podendo ser realizado também para outros projetos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rodrigo Bomfim de. Introdução ao método de valoração contingente: teoria, potencialidades e limitações. Universidade de Brasília: Congresso PET-Economia, 2011.
ARCHANJO, Paula Fajardo et al. A regulamentação das parcerias público-privadas (PPP) no Brasil e a experiência do Reino Unido. São Paulo: PUC, 2006.
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Makron, 2007.
BELLUZZO Júnior, W. Avaliação contingente para valoração de projetos de conservação e melhoria dos recursos hídricos. Pesquisa e planejamento econômico, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 113-136, 1999.
BEM, Judite Sanson; GIACOMINI, Nelci Maria Richter. O uso do método da valoração contingente para uma cesta de bens culturais no município de Canos, Rio Grande do Sul. Mouseion, v. 1, n. 10, p. 16-31, 2011.
CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2015.
CINTRA, Leila Divina; CASTRO, Joana D’arc Bardella. Aplicações do método de valoração contingente no Brasil: um estudo de caso das regiões Norte e Nordeste. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO CÂMPUS ANÁPOLIS DE CSEH (SEPE). 2015, Anápolis. Anais... Anápolis: UEGO, 2015.
FARIA, Ricardo Coelho de; NOGUEIRA, Jorge Madeira. Método de valoração contingente: aspectos teóricos e testes empíricos. Brasília, UnB, 1998.
FERIANCIC, Gabriel et al. Plano de Mobilidade Urbana: o novo instrumento de gestão pública. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 19., 2013, Brasília. 2013. Anais... Brasília. 2013.
FREY, Bruno. La economía del arte: una visiónpersonal, y Las falsificaciones enarte:¿quéfalsificaciones? Colección Estudios Económicos, Barcelona, n. 18, 2000.
GARCIA, Fagner Luz. Análise dos projetos de concessões de serviços públicos, via parcerias Público-Privadas, no Estado do Rio Grande do Sul (2005-2015).
IBGE, 2016. Pesquisa disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=130260>. Acesso em: 03 jan. 2017.
MAY, P. H. Aplicação de técnicas de avaliação econômica ao ecossistema manguezal. In: ______. Economia ecológica: aplicações no Brasil. Campus, Rio de Janeiro, 1995.
MOTTA, Ronaldo Seroa da. Economia ambiental. Rio de Janeiro. 1997. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-para-valoracao-economica-de-recursos-ambientais.pdf>. Acesso em 04 jan. 2017.
MOREIRA, Leandro Capergiani et al. As parcerias público-privadas no Estado de São Paulo: a contribuição ao processo de descentralização da administração pública. Gestão e regionalidade, v. 28, n. 84, 2012.
BEUREN, I. M; RAUPP, F. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: ______(Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. p. 76-97.
SHINOHARA, Daniel Y.; SAVOIA, José R. F. Parcerias público-privadas no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2008.
SILVA, Rubicleis Gomes da; LIMA, João Eustáquio de. Valoração contingente do parque " Chico Mendes": uma aplicação probabilística do método Referendum com bidding games. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 42, n. 4, p. 685-708, 2004.
STAMPE, Marianne Zwilling et al. Utilizando a metodologia de valoração contingente para estimar os benefícios gerados aos usuários pela Feira do Livro de Porto Alegre. Encontro Nacional de Economia, v. 36, 2008.