A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO COMPONENTES ESTRATÉGICOS DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v6i2.36855Palavras-chave:
Responsabilidade social. Responsabilidade ambiental. Ética. Empresa.Resumo
Objetiva demonstrar que ética na responsabilidade socioambiental está no centro das tendências mais importantes da administração contemporânea, tornando-se essencial para o sucesso do administrador do terceiro milênio. Para tanto, apresentar-se-á subsídios conceituais sobre ética e responsabilidade socioambiental que possibilite um melhor entendimento das organizações no contexto social vigente. A partir do conjunto de obras escritas sobre os temas, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, para que fosse possível descrever o problema da investigação científica e refletir criticamente sobre o assunto, respondendo, assim, se a ética e a responsabilidade socioambiental são componentes estratégicos e de expansão das organizações modernas.
Downloads
Referências
AGUILAR, Francis J. A ética nas empresas: maximizando resultados através de uma conduta ética nos negócios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Neoliberalismo, 1995.
ANTUNES, Cláudia Abreu. Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. 2. ed. Lisboa: RH, 2007.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília: UnB, 1999.
ARRUDA, Maria Cecília. Código de Ética. São Paulo: Negócio, 2002.
_______.; NAVRAN, Frank. Indicadores de clima ético nas empresas. ERA: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40 n. 3, p. 26-35, jul/set. 2000. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2256/142974.pdf?sequence=2>. Acesso em: 06 out. 2017.
ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.
BADIOU, Alain: Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Tradução Antônio Transito, Ari Roitman. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
CAMARGO, Marculino. Ética na empresa. Petrópolis: Vozes, 2006.
CARROLL, A. Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct. Business and Society, n. 38, p. 268-295, 1999.
ECHEVERRIA, R. Confiança, viga mestra da empresa do futuro. São Paulo: Instituto Ethos, 2002. (Caderno de Reflexão do Instituto Ethos Reflexão, n. 7).
.
GUIMARÃES, Heloísa Werneck Mendes. Responsabilidade social da empresa: uma visão histórica de sua problemática. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 211-219, out./dez. 1984.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve Século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. formulação e implantação de código de ética em empresas. São Paulo, 2003a.
_______. Indicadores Ethos de responsabilidade social empresarial. São Paulo, 2003b.
_______. Reflexão: os novos desafios da responsabilidade social empresarial. São Paulo, ano 2, n. 5, jul. 2001.
JOBIM, Cynthia Maria Cirillo, Clima ético e responsabilidade social: avaliação dos empregados sobre a relação ética das empresas com os seus stakeholdres. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Petrópolis: Instituto Ethos, 2006. v. 5.
MELO, Nelio Vieira de. A Ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MENEGASSO, M.E. Responsabilidade social das empresas: um desafio para o Serviço Social. São Paulo, 2001.
MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética empresarial no Brasil. Revisão Janice Yunes. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OLIVEIRA, José Arimatés de. Responsabilidade social em pequenas e médias empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 24, n. 4, p. 204, out./dez. 1984.
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2006.
POIRIÉ, François. Emmanuel Lévinas: ensaio e entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
REGO, A. et al. Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Lisboa: RH, 2007.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SUNG, Jung Mo. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1995.
TACHIZAWA, Élio Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócio focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.
ZABOLI, E. L. C. P. A Ética nas organizações. São Paulo: Instituto Ethos, 2001. (Caderno de Reflexão do Instituto Ethos Reflexão, n. 4)