PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37230Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Capacitação DirigidaResumo
Analisa a utilização do conhecimento obtido, por meio de um processo de capacitação de servidores técnico-administrativos, lotados em uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, acerca da influência exercida na execução das tarefas desempenhadas. O locus da pesquisa é o suporte administrativo da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande. O perfil profissional da maioria dos servidores é de formação acadêmica na área de Ciiencias Sociais Aplicadas, com tempo de trabalho na IES entre 6 a 10 anos, com a maioria exercendo os cargos de nível superior. As atribuições desempenhas pelos servidores são diversas, tais como: análise e avaliação de processos, gestão financeira, coordenação de setores, superivisão e analise de emissão de documentos, processos e pareceres. No levantamento dos dados sobre o processo de aprendizagem organizacional, verificou-se que a maioria dos servidores já realizou curso de capacitação, revelando a existência de algum tipo de relação do curso com o cargo e a atribuição que exercem. A percepção dos servidores com relação aos cursos de capacitação profissional presencial e a distância foi avaliada de forma positiva, sendo o conhecimento utilizado, principalmente nos processos e tarefas desempenhados. A maioria dos servidores revela que não há mudança na execução das atividades, nem reflexo no aumento da produtividade, mesmo depois de realizado os cursos de capacitação. Dos fatores motivantes para participação nos cursos de capacitação pelos servidores está a progressão funcional como a principal. Quanto aos fatores desmotivantes, destaca-se a inexistência de cursos na área de formação do servidor técnico-administrativo. Além disso, os servidores relatam que a contribuição da capacitação, mediante a utilização da aprendizagem individual adquirida, por meio dos cursos, estão em desacordo com o processo de aprendizagem organizacional. Sendo assim, concluiu-se que a identificação de lacunas existentes em relação à capacitação profissional e, consequentemente, ao processo de aprendizagem organizacional, indica que a solução é direcionar a utilização do conhecimento a partir de cursos especificos de capacitação dirigida.
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