AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37231Palavras-chave:
Avaliação de desempenho. Universidade Pública. Problemas. Melhorias.Resumo
Este artigo pretende perceber como se dá o Processo de Avaliação de Desempenho Humano na Universidade Estadual da Paraíba, discutindo suas possíveis fragilidades que, através de entrevistas semiestruturadas, puderam ser postas à tona pelos servidores lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, unidade responsável por elaborar, aprimorar e gerir essa ferramenta na referida Universidade. A pesquisa analisa os aspectos relacionados à Avaliação de Desempenho considerando os parâmetros, as metas, a importância e os resultados dela nessa instituição. Para isso, busca-se a identificação dos contextos e dos problemas inerentes a este processo avaliativo, bem como o relacionamento de mediações institucionais, o papel do sujeito e o arcabouço legal que os referencia. O texto está estruturado a partir de um levantamento teórico inicial acerca da Avaliação de Desempenho Humano, com os principais conceitos acerca do tema e uma breve explanação da sua evolução histórica, além de evidenciar seus benefícios para a organização. Em seguida, apresenta-se a metodologia adotada na pesquisa, com os dados da organização estudada, bem como os procedimentos utilizados. Em um terceiro momento, identifica-se os problemas no Processo de Avaliação de Desempenho da organização estudada. Por fim, são expostas possíveis melhorias, em relação ao referido procedimento avaliativo e são apresentadas práticas positivas que foram identificadas na análise.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENETTI, Kelly Cristina; GIRARDI, Dante Marciano; DALMAU, Marcos Baptista Lopez; MELO, Pedro Antônio de; PARRINO, Maria del Carmen. Avaliação de desempenho por competências: a realidade do CODT – Centro Oftalmologico de Diagnose e Terapêutica. Revista de Ciências da Administração. Santa Catarina, v.9, n.19, p.179-198, set./dez. 2007.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
DUTRA, Ademar. Metodologia para Avaliar e Aperfeiçoar o Desempenho Organizacional: Incorporando a Dimensão Integrativa à Moda Construtivista-Sistêmico-Sinergética. 2003. 320f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
SANTOS, Wagner Soares Fernandes. Avaliação de Desempenho Individual: Análise da adequação às expectativas dos funcionários do Banco do Brasil. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31., 2007. Anais... Rio de Janeiro, 2007.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; GOMES, Renata Messias. Reflexões sobre a avaliação de desempenho: uma breve análise do sistema tradicional e novos propostas. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa – RECADM. Campo Largo, v.1, n.1, p. 1-24, mai. 2003.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
WERTHER, William B. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.