EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37317Palavras-chave:
Palavras-chave, Gestão de Competências. Gestão de Desempenho. Avaliação de Desempenho. Efetividade da Avaliação de Desempenho.Resumo
A Gestão de Competências surge como uma maneira de alinhar e integrar os objetivos individuais e organizacionais, propiciando aos colaboradores um trabalho em conjunto, de forma integrada para alcançar a eficiência e eficácia organizacional, em que a avaliação de desempenho torna-se uma ferramenta essencial, permitindo que a instituição possa avaliar, investigar as causas e corrigir as suas ações executadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade da avaliação de desempenho na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi estruturada, em que foram entrevistados nove servidores da UFPB, ocupantes de cargos de técnico-administrativos com e sem função de Agente de Gestão de Pessoas (AGP), assim como técnico-administrativos lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Como resultados, destaca-se que a organização investigada tem uma proposta de avaliação, porém existe uma necessidade de melhoria no processo de avaliação de desempenho, através de um feedback pelos setores e chefias. Além disso, verificou-se que é necessária uma correlação entre as avaliações dos servidores e os planos de trabalhos dos setores.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. F. N. de A. Avaliação de Desempenho no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba (IFPB): Implicações para a Aprendizagem organizacional. 2017. 195p. Dissertação (Mestrado em Gestão nas Organizações Aprendentes), João Pessoa, 2017.
BIULCHI, A. F.; PAULI, J. Avaliação de desempenho no serviço público: a experiência do instituto nacional do seguro social na implantação da gratificação de avaliação de desempenho do seguro social – GDASS. RAIMED - Revista de Administração IMED, v.2, n.2, p. 129-137, 2012.
BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. de A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? In: ENANPAD -ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.
BRANDÃO,H. P et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a avaliação 360 graus, o balanced scorecard e a gestão por competências. Revista de Administração Pública - RAP, Rio de Janeiro, v. 42, n.5, p.875-898, set./out. 2008.
BRASIL. Resolução/UFPB/CONSUNI/023/2014. Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Desempenho por Competências dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes ocupantes de funções gerenciais da UFPB. Disponível em: <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf>. Acesso em: 13 jun. 2017
BRASIL. Resolução/UFPB/CONSUNI/023/2012. Aprova a implantação do Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGPC) da UFPB. Disponível em: <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf;jsessionid=1260ED333A8C23776021F407E787CC86.sistemas-a>. Acesso em: 13 jun. 2017.
CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências e gestão do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2013.
DUTRA, J. de S.; ZUPPANI, T. dos S.; NASCIMENTO, F. Avaliação de desempenho por competências no setor público paulista. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 24-54, 2014.
FERNANDES, B. R. Gestão Estratégica de Pessoas. Foco em Competências. Rio de Janeiro. Elsevier, 2013.
OLIVEIRA-CASTRO, G. A. A avaliação do desempenho em psicologia: questões conceituais e metodológicas. Psicologia: teoria e pesquisa. v.10, n.3, p.355-374, 1994.
PONTES, B.R. Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 10. ed. São Paulo: LTr, 2008.
PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, pp. 79-91, 1990.
RABAGLIO, M. O. Seleção por competências. 4. ed. São Paulo: Educator, 2001.
______. Ferramentas de Avaliação de Performance com foco em Competências. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
SANTOS, P. R. G. dos. Avaliação de Desempenho no Contexto da Administração Pública Federal Direta: aspectos determinantes de sua efetividade. 2005. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE, Universidade de Brasília, 2005.
SANTOS, W. S. F. dos. A avaliação de desempenho individual: estudo da adequação às expectativas dos funcionários do Banco do Brasil. 2006. 104p. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
SILVA, F. M. da. O que sabemos sobre competências coletivas?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. Traduzido por Maria Helena C.V. Trylinski. São Paulo: Atlas S.A, 2001. Tradução por Maria Helena C. V. Trylinski.