CONTEÚDO E PROCESSO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Autores

  • Rodrigo Gonçalves Lucena
  • André Gustavo Carvalho Machado Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB);Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) da UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.39419

Palavras-chave:

Processo de formação de estratégia. Estratégia de marketing. Mudança estratégica. Jornal.

Resumo

Analisa o conteúdo e o processo de formação das estratégias de marketing no jornal Correio da Paraíba no período de1991 a2010. A estratégia de pesquisa foi de estudo de caso único. Para coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de entrevista semi estruturada e observação direta. A análise dos dados compreendeu a descrição e interpretação de aspectos distintos do fenômeno investigado, onde foram identificadas quatro fases estratégicas do jornal, cujas mudanças estratégicas ocorreram devido à ação, principalmente, de fatores do ambiente externo, tais como política, economia, sociedade e tecnologias. Internamente, houve mudanças nas relações de poder. Em um primeiro momento, havia a figura do superintendente formulando as estratégias e tomando as decisões. Posteriormente foi dada autonomia para as diretorias de nível médio formarem suas estratégias para suas respectivas divisões, desde que estivessem alinhadas com as diretrizes gerais da alta cúpula. As estratégias de marketing que mais se destacaram foram aquelas de produto e de comunicação. Observou-se que o modo de formação das estratégias de marketing do jornal ocorreu em duas etapas, sendo a primeira metade do período pesquisado do tipo empreendedor e a segunda metade do tipo guarda-chuva e imposta.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Lucena

Executivo de Contas do Sistema Correio de Comunicação e Professor do IESP

André Gustavo Carvalho Machado, Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB);Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) da UFPB.

Doutor em Administração (PROPAD/UFPE). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doente no curso de graduação em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Gestão em Organizações Aprendentes e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFPB. 

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Publicado

04-06-2018

Como Citar

Lucena, R. G., & Machado, A. G. C. (2018). CONTEÚDO E PROCESSO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO JORNAL CORREIO DA PARAÍBA. Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 127–141. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.39419

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa