ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA INOVAÇÃO NAS FARMÁCIAS MAGISTRAIS DE JOÃO PESSOA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALI-PB
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i2.39573Palavras-chave:
Inovação Empresarial. Farmácia Magistral. Micro e Pequenas Empresas. Programa ALI.Resumo
O contexto dinâmico e competitivo do segmento farmacêutico ressalta a importância da inovação nas farmácias magistrais. Nessa concepção, este estudo objetiva analisar a evolução das empresas atendidas no âmbito do Programa Agentes Locais de Inovação no estado da Paraíba (Programa ALI-PB), a partir da análise comparativa entre o gráfico inicial (T0) e o gráfico final (T2) de avaliação. Quanto ao campo de pesquisa, optou-se pelo estudo das farmácias magistrais localizadas em João Pessoa (PB). Para delimitação do perfil e mensuração do grau de inovação dessas empresas foram adotados o Termo de Adesão e o Radar da Inovação, respectivamente, ambos os instrumentos são utilizados pelo Sebrae na metodologia do Programa ALI. Com base nos resultados, observou-se uma variação de 0,8 no score geral das empresas, com maior evolução nas dimensões Plataforma, Clientes, Redes, Relacionamentos, Agregação de Valor, Organização e Ambiência Inovadora. Observou-se, ainda, que as empresas com maior contribuição para a variação em cada dimensão foram as que tiveram maior evolução nas dimensões Clientes e Ambiência Inovadora.
Downloads
Referências
AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO. Disponível em: http://migre.me/vuvvX. Acesso em: 30 mai. 2016.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMACÊUTICOS MAGISTRAIS (ANFARMAG). Panorama Setorial Anfarmag: Farmácias de Manipulação Brasileiras. São Paulo: ANFARMAG, 2016.
BRASIL. LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Estágio de estudantes). Disponível em: http://migre.me/vuvwk. Acesso em: 30 mai. 2016.
BRASIL. Lei Nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Disponível em: http://migre.me/vuvwA. Acesso em: 09 out. 2015.
BRASIL. LEI Nº 13.021, de 08 de agosto de 2014 (Exercício e Fiscalização das atividades farmacêuticas). Disponível em: http://migre.me/vuvwV. Acesso em: 30 out. 2015.
CESAR, A. M. R. V. C. Método do Estudo de Caso (Case Studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. Disponível em: http://migre.me/vuvxK. Acesso em: 01 ago. 2016.
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (CRF-SP). Comissão de Farmácia Clínica. Disponível em: http://migre.me/vuvy4. Acesso em: 10 nov. 2016.
_____. Farmácia Estética. São Paulo: São Paulo: CRF-SP, 2016.
DATASEBRAE. Disponível em: http://sistema.datasebrae.com.br/. Acesso em: 13 nov. 2016.
EMPRESÔMETRO MPE. Disponível em: http://empresometro.cnc.org.br/. Acesso em: 13 nov. 2016.
ePHARMA. Pesquisa de lojas localizadas em João Pessoa. Disponível em:
http://migre.me/vuvyt. Acesso em: 02 ago. 2016.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. 3. Ed. FINEP, 2005.
_____. OCDE descreve o atual momento do Brasil como “crítico”. Disponível em:
http://migre.me/vuvyD. Acesso em: 02 ago. 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA (PMJP). Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS. Disponível em: http://migre.me/vuvyT. Acesso em: 03 ago. 2016.
QUEYRAS, Joachim; QUONIAM, Luc. Inteligência competitiva. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT; UNESCO, 2006.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO PARANÁ (SEBRAE PARANÁ). Guia para a Inovação: Instrumento para a melhoria das dimensões da inovação. 2. ed. Curitiba: Bachmann & Associados, 2015.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA PARAÍBA (SEBRAE PARAÍBA). O caminho para inovar. João Pessoa, Sebrae, 2015.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE NACIONAL). Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: Unidade de Gestão Estratégica (UGE), 2013.
_____. Disponível em: https://www.sebrae.com.br. Acesso em: 09 jul. 2016.
_____. Inteligência Competitiva para pequenas empresas. Disponível em: http://migre.me/vuvzc. Acesso em: 09 jul. 2016.
STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 15 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TARAPANOFF, Kira. Informação, Conhecimento e Inteligência em corporações: relações e complementariedade. In: ______. Inteligência, Informação e Conhecimento. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006.