PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise das dificuldades da execução
Resumo
Analisa as causas que dificultam a execução do recurso do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) destinado à aquisição de material no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Verificou-se que no período de 2013 a 2016 a UFPB deixou de adquirir R$ 2.354.964,78 em material. Como referencial teórico o presente trabalho fundamenta-se na teoria sobre o orçamento público. A pesquisa é classificada como exploratória, e quanto aos meios de investigação classifica-se como pesquisa de campo e bibliográfica. Como recorte temporal optou-se por limitar o trabalho a execução do ano de 2015 e de 2016. A coleta de dados foi realizada através de questionários fechados aplicados a amostra da pesquisa definida a partir dos servidores docentes e técnicos administrativos que fazem parte da execução do PROEXT. Os questionários foram elaborados utilizando o método escalonado do tipo Likert e para o tratamento dos dados coletados foram utilizadas técnicas estatísticas. Para auxiliar na análise das causas foi utilizada a ferramenta da qualidade o diagrama causa e efeito. Como resultado da análise das causas, verificou-se a fragilidade da UFPB em conduzir a gestão do recurso orçamentário do PROEXT, configurando um ambiente interno bastante vulnerável aos fatores externos devido à ausência de planejamento. É preciso criar condições institucionais propícias para a execução, e só a partir do fortalecimento da gestão interna poderá conhecer com maior propriedade os impactos dos fatores externos à execução.
Downloads
Referências
ARAÚJO, G.C.; CARDOZO, B.D.A., LONGO, R.P. Grau da Práxis da Gestão da Responsabilidade Ambiental praticada por Usinas Sucroalcooleiras In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 16., 2014, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: FEA/USP, 2014. p. 1- 17. Disponível em: < http://www.engema.org.br/XVIENGEMA/231.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2017.
BELFIORE, P. et al. Análise dos dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
BRASIL. Decreto nº 6.495, de 30 de junho de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 01 jul. 2008. Seção 1, p. 4.
BUSSOLETTI, D. et al. A extensão na universidade federal de pelotas: perspectivas a partir de estudo de desempenho no programa de extensão PROEXT-MEC 2015. Expressa Extensão, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 143-153, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/4438>. Acesso em: 18 jul.2016.
DAVIS, J. Levantamento de dados em sociologia. Rio de Janeiro: Zhar, 1976.
DINIZ, F. P. A extensão universitária como instrumento de política pública. 2012. 140f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1614> Acesso em 17 jul.2016
FERREIRA JUNIOR, S. Determinante Causal: Uma investigação da eficácia da ferramenta Determinante Causal em pequenas e micro empresas. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em
Administração das Micro e Pequenas Empresas) - Faculdade Campo Limpo Paulista, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.faccamp.br/site/arq/pdf/mestrado/Documentos/producao_discente/002.pdf>. Acesso em 20 mai.2017.
MEC. Edital PROEXT 2016 – Programa de Apoio a Extensão Universitária MEC/SESu. Brasília, DF, 2015 c. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12243:editais>. Acesso em: 25 de abr.2016
SANCHES, C.; MEIRELES, M.; SORDI, J. O. Análise qualitativa por meio da lógica paraconsistente: método de interpretação e síntese de Informação obtida por Escalas Likert. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 3, 2011, João Pessoa. Anais Eletrônicos... João Pessoa: ANPAD, 2011. 17 p. Disponível em: < http://docplayer.com.br/27443315-Analise-qualitativa-por-meio-da-logica-paraconsistente-metodo-de-interpretacao-e-sintese-de-informacao-obtida-por-escalas-likert.html>. Acesso em: 03 fev.2017
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2016.
VIEIRA, S. Como Elaborar Questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
VIERO, T. V.. Programa de Extensão Universitária: Perspectivas Emergentes na Educação em Ciências. 2012.68f. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências)- Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. Disponível em: < http://repositorio.furg.br/handle/1/4790>.Acesso em 17 jul.2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Agência de Notícias. A UFPB é 1º lugar em número de projetos classificados no PROEXT 2016. 08 set.2015. Disponível em< http://www.ufpb.br/content/ufpb-%C3%A9-1%C2%BA-lugar-em-n%C3%BAmero-de-projetos-classificados-no-proext-2016>. Acesso em: 25 abr.2016.