AUDITORIA BASEADA EM DADOS NO SEBRAE/PB
construção e uso de painéis analíticos para monitoramento de riscos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação de painéis analíticos com os resultados de indicadores e testes de controle para transações críticas relacionadas aos processos de compras/contratações, pagamentos e viagens que são gerenciados e executados pelas Agências Regionais do Sebrae/PB. Os painéis refletem os dados do exercício de 2021 e sua fonte foi o sistema corporativo do Sebrae/PB. O trabalho da Auditoria Interna é executado através da realização de testes para avaliar a eficiência e eficácia dos controles vinculados aos processos. Esses testes, na grande maioria dos casos, são amostrais e manuais, analisando documentações físicas, com dados extraídos dos sistemas internos. Continuar com essa abordagem reativa, manual e amostral torna o trabalho de auditoria mais oneroso e com menos efetividade na identificação dos riscos. No mundo em evolução, a auditoria sente a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico, repensando sua forma de atuação com a adoção de ferramentas e rotinas de análise de dados utilizando BI (Business Intelligence). Através da adesão a essa abordagem mais proativa, a auditoria passa a analisar grandes volumes de dados de forma mais rápida e contínua, com análises de dados mais automatizadas, proporcionando um reporte mais periódico a linha gerencial. A utilização de ferramentas para análise de dados vem permitindo uma maior eficiência operacional e agilidade no trabalho da Unidade de Auditoria Interna do Sebrae/PB com análise de todo universo de dados, contribuindo para uma cultura de prevenção e controle mais efetiva e um monitoramento mais tempestivo dos riscos.