PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIG DATA PARA TOMADA DE DECISÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DO SEBRAEPB

Autores

  • Patrick Wendell Freire Cidelino UFPB/Sebrae-PB
  • Aléssio Tony C. de Almeida Universidade Federal da Paraiba

Resumo

Às diversas possibilidades de utilização do Big Data e a crescente quantidade de dados, provoca interesse nas organizações para utilizar esse ativo de dados. Objetivou-se apontar formas de acelerar os processos inerentes à educação e a cultura empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB), através da implementação do Big Data para tomada de decisão na área educacional. O estudo foi realizado no Sebrae/PB, na Unidade de Educação Empreendedora e Empresarial (UEE), e em todas as agências regionais do estado: Sul, João Pessoa, Araruna, Monteiro, Guarabira, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga. Solicitou-se à Unidade de Tecnologia e Inovação, dados relacionados à educação empreendedora e empresarial do ano de 2021, para verificar a aplicabilidade do Big Data no Sebrae/PB. Com a análise dos dados, utilizou-se o Google Data Studio para iniciação à construção de um dashboard para a UEE e tabelas dinâmicas para correlacionar as variáveis presentes no estudo. Utilizou-se a técnica de análise de métodos estatísticos: média, máximo, mínimo, regressão e a técnica de análise de conteúdo por meio da relação entre os dados obtidos e as informações implícitas e explícitas verificadas durante a pesquisa. Os resultados demonstram maior quantidade de participantes em eventos com baixo custo (R$ 0,00 e 30,00). Quanto à carga horária do evento, os maiores números de inscritos apresentaram entre 0,5h a 10h. Em relação à área temática, das 16 existentes no Sebrae/PB, o empreendedorismo, marketing e vendas e inovação apresentaram maior representatividade para o Estado.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Freire Cidelino, P. W., & Tony C. de Almeida, A. . (2022). PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIG DATA PARA TOMADA DE DECISÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DO SEBRAEPB. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(Especial), 222–240. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/64914

Edição

Seção

Data Science e Banco de Dados