A EXPANSÃO DO TERRITÓRIO URBANO E SÃO JOÃO DEL-REI/MG: A CRIAÇÃO/ DESTRUIÇÃO DE GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA

Autores

  • Bruno Henrique dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Lígia Maria Brochado de Aguiar Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Resumo

Este trabalho é sobre as transformações ocorridas no espaço urbano de São João del-Rei – MG durante o longo período de trezentos anos de sua história. Identificamos e classificamos o uso do solo urbano, os problemas para a região e os agentes sociais que comandaram esse processo. A identificação e a classificação do uso do solo urbano se realizaram através dos ciclos econômicos e da expansão da mancha territorial urbana que envolve a segregação e a periferização socioespacial, a desorganização na ocupação do espaço e a constituição de São João del-Rei como polo de atração de cidades contíguas a ela. A análise teórica e metodológica tem como pressuposto a produção capitalista do espaço pelas práticas sociais no contexto da reorganização produtiva do capital e da divisão social do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henrique dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID/CAPES) no Departamento de Geociências da UFSJ. Secretario da Associação Brasileira dos Geógrafos - AGB/Seção Local São João Del Rei 2012-2014. Integrante do grupo de pesquisa Dinâmicas Agrícolas do Território (CNPq). Graduando em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Mestrando em Geografia Escolar: Formação de Professor e Educação Geográfica pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Lígia Maria Brochado de Aguiar, Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Graduada em Ecologia pela UNESP (Rio Claro). Licenciada em Ciências, Geografia e Pedagogia. Mestre em Sociologia pela UNICAMP. Doutora em Geografia, UNESP. Pós-Doutorado, USP: Prática e Metodologia de Ensino e UNESP: Geografia e Ensino. Professora Adjunta IV do curso de Geografia, Departamento de Geociências e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei -UFSJ, atuando nas linhas de pesquisa: Educação em geografia e Territorialidades rurais e urbanas. Atua como vice-coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora de estágio EAD-NEAD/UFSJ. Editora da Revista Eletrônica de Geografia "Territorium Terram".

Downloads

Publicado

2016-09-18

Edição

Seção

Artigos